segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A MOTO DE MARC MARQUEZ TOCOU NA MOTO DE DANI PEDROSA? QUAL A IMPORTÂNCIA?

Momento quando Marquez esbarra em Pedrosa
Muitas conversas e comentários se têm levantado e ainda se levantam a respeito do acidente que tirou Dani Pedrosa da corrida em Aragon.  A verdade é que, apesar de todas as discussões, na minha opinião, elas não levarão em nada na direção de beneficiar o mais prejudicado da situação, Dani Pedrosa.
Destaque no local atingido
Houve o toque realmente entre as duas Hondas.  Melhor dizendo, Marquez tocou em Pedrosa.  as evidências são bem claras e mostram a marca, ou do cotovelo de Marquez ou da sua alavanca de marchas, na balança de Pedrosa e o corte do cabo do sensor de velocidade da roda traseira, que é parte vital do controle de tração.   Veja fotos ao lado e abaixo.
O cabo do sensor eletônico cortado e a marca do toque 

Quem assistiu à corrida pôde ver que Marquez passou reto do ponto limite de sua frenagem e até saiu da pista, evitando sua própria queda ou um choque maior com Pedrosa.  O toque foi quase imperceptível até para ambos, tanto que a linha (trajeto) de Pedrosa nem foi alterada, mais a sua moto já estava comprometida com a falta do controle supracitado e, quando ele abriu o gás, "a roda traseira já queria passar a dianteira".  Este tipo de tombo era bastante comum nas épocas em que não existia o tal controle e ainda acontece hoje em dia.
Pedrosa visualmente estava mais forte na corrida e a sua ultrapassagem sobre Marquez foi  tanto arrojada quanto limpa.  Toques acontecem, mas se existiu um acidente existiu um responsável, voluntário ou não.  E este responsável foi Marquez.  Quem estuda direito, no caso, penal, diria que esse foi um caso de "dolo eventual", ou seja, Marquez sabia do risco (assumiu), embora não exatamente queria o resultado (me desculpem os advogados, se errei algo - não sou estudante de direito) e portanto merecia uma penalidade, mesmo que mínima.  A corrida seria melhor se Pedrosa ficasse até o fim.  Marquez sem dúvida é o piloto mais rápido atualmente na categoria e sua agressividade não depende de ultrapassagens ou tentativas alucinantes deste tipo.  Haja vista como ele ultrapassou Lorenzo, agressivamente, porém, de maneira claramente limpa, embora freou depois.  Aliás o atraso da frenagem é uma das características principais de um piloto arrojado.  Ele poderia passar ou tentar superar Pedrosa de maneira agressivamente limpa, como ele tem feito em várias ocasiões em corridas passadas.  Por este motivo é que, apesar de admirá-lo muito, na minha opinião, ele deveria levar alguma advertência, não para ele se tornar um piloto pacato, porque estilos não se mudam, e sim, se moldam, mas para ele começar a botar a cabeça para funcionar no sentido que são corpos e vidas que estão em jogo numa corrida e todos os protagonistas merecem consideração e respeito, ainda na pista.

Lições são aprendidas, mesmo que através de erros.  A Honda detém talvez a mais avançada moto da categoria e é também a mais forte financeiramente.  Portanto, é estranho como pôde deixar um cabo eletrônico tão vital para os pilotos, como este, o do sensor de velocidade e controle de tração, numa posião tão vulnerável e também sem nenhum back up?  A Ducati, por exemplo, possui dois, sendo um de cada lado da roda traseira.  E será que não existe um alerta de aviso ao piloto caso um rompimento do cabo ou um dano qualquer do sensor venha a acontecer?  No caso, não sei se haveria tempo de Dani notar uma suposta luz na quele momento crucial...Sim ou não, mesmo assim seria útil.
Creio eu que a Honda e mesmo outras equipes, principalmente as de fábrica, sendo a MotoGP, Superbike ou outras categorias, a partir deste evento, estão reavaliando a questão dos sensores vitais de seus aparelhos.

Um abraço,

Robson Freitas

domingo, 29 de setembro de 2013

MARC "RAPID" MARQUEZ É O REI DA MONTANHA E DANI PEDROSA CAI, PRATICAMENTE DANDO ADEUS AO CAMPEONATO

Marc Marquez é quase imbatível -  (Foto: Honda Racing)

 Marc Marquez vence em Aragon e se firma ainda mais na liderança do campeonato, abrindo uma vantagem de 39 pontos sobre Jorge Lorenzo.
Marquez com a bandeira do seu número, cedida por seus fãs
O momento dramático para Pedrosa
 A corrida começou com Lorenzo logo assumindo a ponta, Marquez em segundo, Dani em terceiro e Rossi na quarta posição.  Dani Pedrosa, com um ritmo muito forte, foi pressionando bastante Marquez até que, faltando ainda 18 voltas, conseguiu ultrapassá-lo numa manobra bem arrojada.  Pedrosa foi à caça de Lorenzo que neste momento já havia aberto uma certa distância, porém, não o suficiente para se livrar das Hondas.  O ímpeto de Marquez é absolutamente indiferente com quem for que esteja à sua frente, sendo seu companheiro de equipe ou não.  Dessa maneira, na 12ª volta, Marquez cometeu um pequeno "erro" freando um pouco depois de Pedrosa, tocando-lhe levemente em sua roda traseira, ocasionando a queda de Pedrosa.  Aparentemente não foi por causa do toque que Pedrosa caiu, mas diagnósticos posteriores constataram que essa pequena colisão danificou o sensor de velocidade da roda traseira de Pedrosa, comprometendo o sistema do controle de tração da sua moto, levando-o ao solo.  Enfim, a direçao deve está avaliando o ocorrido mais precisamente e, seja lá o que foi que aconteceu, não vai alterar o resultado da corrida, pois o acidente não foi resultado de uma conduta antidesportiva.  Grande desvantagem para Pedrosa que, justo no seu 28° aniversário, viu sua possibilidade de ganhar o campeonato ir para o chão.  Lamentável para esse ótimo piloto que é Dani Pedrosa.  Ele foi atendido e, de maca, foi levado para o centro médico com uma lesão no joelho.  Já foi constatado que ele está bem, ainda bem.
 Marquez apontando para a linha de chegada - Um belo quadro
 Com o "erro" de Marquez, Lorenzo abriu 1.7 segundos, que não foi muito quando se trata de Marc Marquez que está atrás.   Logo, 8 voltas depois, chegou Marc Marquez, e Lorenzo foi ultrapassado quase sem nenhuma dificuldade para o trator  "Rapid" Marquez, que conquistou sua 6º vitória na temporada.
Uma disputa acirrada pela 3º posição foi travada entre Rossi, Bautista, Bradl e Crutchlow, com Rossi levando a melhor nas duas últimas curvas da bandeirada, completando o pódio.  Para Valentino Rossi, a terceira posição foi boa, visto que ele vem de quatro corridas seguidas na quarta posição (não sobe ao pódio desde Laguna Seca).  Para Lorenzo, nem tanto, pois uma vitória em Aragon seria (seria) muito bom porque ganharia (ganharia) um fôlego a mais na briga pelo título.  Lorenzo ainda tem chances matemáticas de ganhar o título, mas com apenas quatro corridas para o fim da temporada, a luz no fim do túnel está cada vez menos intensa.

Veja fotos de alguns momentos da corrida (motogp.com):

Momento da largada
Primeira curva
Ultrapassagem de Pedrosa sobre Marquez
O toque sutil de Marquez em Pedrosa...
...e a escapada de Marquez e a queda de Pedrosa
1
2
Seqüência acima da ultrapassagem de Marquez sobre Lorenzo



Rossi rumo ao pódio
O pódio

Confira abaixo os resutados (motogp.com):

GRAN PREMIO IVECO DE ARAGÓN
MotoGP Race Classification 2013

Alcañiz, Sunday, September 29, 2013
Pos.PontosNum.PilotoNaçãoEquipeMotoKm/hHora/Dif.
12593Marc MARQUEZSPARepsol Honda TeamHonda166.642'03.459
22099Jorge LORENZOSPAYamaha Factory RacingYamaha166.5+1.356
31646Valentino ROSSIITAYamaha Factory RacingYamaha165.7+12.927
41319Alvaro BAUTISTASPAGO&FUN Honda GresiniHonda165.7+13.787
5116Stefan BRADLGERLCR Honda MotoGPHonda165.7+13.973
61035Cal CRUTCHLOWGBRMonster Yamaha Tech 3Yamaha165.6+14.662
7938Bradley SMITHGBRMonster Yamaha Tech 3Yamaha164.5+31.220
884Andrea DOVIZIOSOITADucati TeamDucati163.9+40.671
9769Nicky HAYDENUSADucati TeamDucati163.1+53.413
10629Andrea IANNONEITAEnergy T.I. Pramac RacingDucati163.0+55.067
11541Aleix ESPARGAROSPAPower Electronics AsparART162.8+58.001
12468Yonny HERNANDEZCOLIgnite Pramac RacingDucati162.4+1'05.513
13314Randy DE PUNIETFRAPower Electronics AsparART162.3+1'06.589
1427Hiroshi AOYAMAJPNAvintia BlusensFTR162.2+1'08.674
15171Claudio CORTIITANGM Mobile Forward RacingFTR Kawasaki162.1+1'09.130
165Colin EDWARDSUSANGM Mobile Forward RacingFTR Kawasaki161.9+1'12.041
1723Luca SCASSAITACardion AB MotoracingART159.9+1'45.152
1867Bryan STARINGAUSGO&FUN Honda GresiniFTR Honda159.9+1'45.228
1952Lukas PESEKCZECame IodaRacing ProjectIoda-Suter159.9+1'45.583
Não Classificado
8Hector BARBERASPAAvintia BlusensFTR157.815 Voltas
26Dani PEDROSASPARepsol Honda TeamHonda166.718 Voltas
50Damian CUDLINAUSPaul Bird MotorsportPBM152.220 Voltas
9Danilo PETRUCCIITACame IodaRacing ProjectIoda-Suter0 Volta
70Michael LAVERTYGBRPaul Bird MotorsportART0 Volta

Condições Climatéricas:

  |   Condições da Pista: Dry|   Ar: 23º| Humidade: 43%|   Solo: 30º

Recordes:

Volta da Pole:Marc MARQUEZ1'47.804169.5 Km/h
Volta Mais Rápida:Lap: 2Dani PEDROSA1'48.565168.3 Km/h
Recorde do Circuito:2013Dani PEDROSA1'48.565168.3 Km/h
Melhor Volta:2013Marc MARQUEZ1'47.804169.5 Km/h
Como fica o campeonato faltando 4 corridas para o final:
Veja os melhores momentos do GP de Aragon:



Fiquem agora com um vídeo das mais belas máquinas do GP Iveco de Aragon:




Caros leitores, a próxima corrida será no circuito internacional de Sepang, na Malásia, palco de inúmeros testes realizados pelas equipes, portanto, bem conhecido dos pilotos.  O primeiro dia de treinos livres será no dia 11 de outubro.  Até lá, se Deus quiser.

Um grande abraço!

Robson Freitas








VALENTINO ROSSI FOI O MAIS RÁPIDO NO "WARM UP" DESTA MANHÃ EM MOTORLAND

Rossi mostra força no aquecimento para corrida
 O multi-campeão Valentino Rossi melhorou ainda mais no warm up, em condições similares às de corrida, que começa daqui a pouco.  Marc Marques fez o segundo melhor tempo.  Cal Crutchlow, Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo completam os top cinco da lista do warm up.
 Podemos esperar uma boa atuação de Rossi nesta corrida, pois o mesmo larga muito bem seja qual for a sua posição no grid.  Afinal Rossi tem nove campeonatos ganhos de experiência e vai largar na primeira posição da segunda fila.  Aguardem.

Um abraço,

Robson Freitas

sábado, 28 de setembro de 2013

A SÉTIMA "POLE POSITION" DE MARC MARQUEZ

Marquez garante mais uma pole

 Marquez, que já não é mais novidade, assina mais uma pole position em sua carreira.  Lorenzo, Pedrosa e Rossi nas respectivas ordens de posição.

 Batalha fervorosa hoje pela disputa da pole position com as primeiras posições sendo constantemente revezadas por vários pilotos e pouco mais de 15 centésimos de segundo separando os 4 primeiros.  Stefan Bradl também figurou na primeira posição e Valentino Rossi, em constante melhora de seu ritmo, chegou a apontar como segundo.  Dani Pedrosa cravou uma ótima volta, permanecendo provisionalmente na pole até apenas faltando 16s para o final, quando Jorge Lorenzo baixou ainda mais o tempo, roubando-lhe a pole.  Mas como diz o ditado, ladrão que rouba ladrão..., foi o que aconteceu no momento que Marc Marquez, no último momento, ou seja, apenas 6 segundinhos para Lorenzo confirmar sua pole, roubou do bicampeão o primeiro lugar na fila.  Pulverizado então o recorde que era de Casey Stoner.
As Hondas estão fortes para essa corrida, mas as Yamahas estão na cola e praticamente com a mesma força.  O tempo entre os primeiros do grid estão muitíssimo próximos e a primeira curva está logo após à marca da largada, podendo haver surpresas logo nas primeiras voltas.

Confira abaixo algumas fotos colhidas durante a qualificação - Q2 (motogp.com)


Marquez sempre no limite
Lorenzo em plenas condições de lutar pela vitória amanhã
Incrível o grau de inclinação (61°) que chegam os pilotos com suas motos
Pedrosa - perdeu a pole 16 segundos do final
Bradl chegou a encabeçar a lista
Rossi chegou a fazer o segundo tempo - As Yamahas vão dar muito trabalho na corrida
Restando poucos minutos para o final da classificação os pilotos trocaram o pneu traseiro para aderência total
Aleix Espargaro - mais uma vez o melhor entre as CRT´s
Marquez saindo do box após troca de pneu - partindo para sua sétima pole
Veja vídeo dos melhores momentos da qualificação de Marquez

Veja a tabela abaixo com os resultados dos 12 primeiros do grid de largada para amanhã (motogp.com)

GRAN PREMIO IVECO DE ARAGÓN
MotoGP Qualifying Nr. 2 Classificação 2013

Alcañiz, Saturday, September 28, 2013
Pos.Num.PilotoNaçãoEquipaMotoKm/hHoraDif. 1st/Prev.
193Marc MARQUEZSPARepsol Honda TeamHonda328.91'47.804
299Jorge LORENZOSPAYamaha Factory RacingYamaha329.51'47.8140.010 / 0.010
326Dani PEDROSASPARepsol Honda TeamHonda334.01'47.9570.153 / 0.143
446Valentino ROSSIITAYamaha Factory RacingYamaha329.71'47.9620.158 / 0.005
56Stefan BRADLGERLCR Honda MotoGPHonda334.61'48.1280.324 / 0.166
619Alvaro BAUTISTASPAGO&FUN Honda GresiniHonda330.41'48.3020.498 / 0.174
735Cal CRUTCHLOWGBRMonster Yamaha Tech 3Yamaha323.81'48.6530.849 / 0.351
838Bradley SMITHGBRMonster Yamaha Tech 3Yamaha328.21'48.8541.050 / 0.201
94Andrea DOVIZIOSOITADucati TeamDucati327.71'49.2191.415 / 0.365
1041Aleix ESPARGAROSPAPower Electronics AsparART317.81'49.3481.544 / 0.129
1169Nicky HAYDENUSADucati TeamDucati330.81'49.4281.624 / 0.080
1229Andrea IANNONEITAEnergy T.I. Pramac RacingDucati324.31'50.0942.290 / 0.666

Condições Climatéricas:

  |   Condições da Pista: Dry|   Ar: 26º| Humidade: 38%|   Solo: 34º

Recordes:

Volta Mais Rápida:Volta: 7Marc MARQUEZ1'47.804169.5 Km/h
Recorde do Circuito:2011Casey STONER1'49.046167.6 Km/h
Melhor Volta:2013Marc MARQUEZ1'47.804169.5 Km/h
Até amamhã, se Deus quiser, Caros leitores e um grande abraço!

Robson Freitas