Marc Màrquez - o piloto mais jovem da história a ganhar as 9 primeiras etapas do campeonato
|
A superioridade das hondas RC213V |
Alemanha, Sachsenring, domingo, 13 de julho de 2014
Que as motos Honda estão melhores, todos sabem. É fato. Por mais que os pilotos, principalmente os das motos Yamaha, diga-se, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo se esforçam, não dá para eles acompanharem. A diferença das hondas de fábrica para as yamahas, também de fábrica, é como se fosse a a mesma diferença destas últimas para as equipes com motocicletas enquadradas na "Open Class" - classe aberta. Marc Màrquez é o melhor piloto da atualidade e tem a sorte (que muitas vezes acompanha os bons) de estar com a melhor moto, logo, não dando chance para ninguém, simplesmente com 100% de aproveitamento. Porém, continuo dizendo, e muitos concordam, se Jorge Lorenzo e Valentino Rossi tivessem uma Yamaha a altura das motos Honda, a história talvez seria muito diferente. Enquanto isso vamos curtindo a façanha deste garoto que não deixa passar nada e tem papado tudo até agora, quando chegamos na metade da temporada, antes do intervalo de verão.
Vamos a corrida:
Moto de Bradl - pneus slicks mas preparada para chuva |
Chuva forte durante o alinhamento |
Stefan Bradl saindo na frente para delírio dos alemães |
O GP da Alemanha, no circuito de Sachsenring, se desenrolou de maneira confusa, mais confusa que o GP da semana passada, o da Holanda. Uma chuva pesada começou a cair no início da corrida no momento que os pilotos seguiam dos boxes para alinhar no grid, de maneira que a maioria o fez com pneus de chuva, uma vez que a corrida foi declarada "molhada". Stefan Bradl, como se estivesse prevendo a meteorologia, alinhou com pneus slicks, colocados às pressas no grid, que depois provou ser uma rasoável decisão.
O grande pelotão largando do pit lane |
o grupamento sai para a caçada |
Pedrosa - devido segundo lugar |
rapidamente.
Lorenzo - só o pódio interessa |
Pedrosa e Màrquez alternaram volta a volta tempos mais rápidos. Pedrosa chegou até a tentar pegar Márquez, mas um pequeno erro o fez chegar mesmo em segundo lugar com uma diferença de 1.5s para Márquez que, com esta nona vitória consecutiva, quebrou o recorde estabelecido por Mike Hailwood em 1964, se tornando o piloto mais jovem da história da MotoGP em vencer as 9 primeiras corridas da temporada.
Lorenzo, que ultrapassou Rossi logo no início, chegou isolado no terceiro lugar e 9s atrás de Pedrosa, retornando ao pódio depois de um tempo e Rossi, também correu isolado na quarta posição e 9s atrás de Lorenzo.
Marc Màrquez e a empinada da vitória para as férias de verão |
Andrea Iannone, com sua Pramac Ducati, obteve o seu melhor resultado numa excelente quinta posição.
Os irmãos Espargaro, Dovizioso, Bautista e Crutchlow completaram os dez primeiros.
Os pilotos e toda grelha terão um intervalo de um mês, retornando 10 de agosto para Indianápolis.
Obs: erros de digitação e edição têm sido corrigidos
Veja tabela com os resultados (motogp.com):
eni MOTORRAD GRAND PRIX DEUTSCHLAND
Sachsenring, domingo, 13 de julho, 2014
Pos. | Pontos | Num. | Piloto | Nação | Equipe | Moto | Km/h | Hora/Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 25 | 93 | Marc MARQUEZ | SPA | Repsol Honda Team | Honda | 158.1 | 41'47.664 |
2 | 20 | 26 | Dani PEDROSA | SPA | Repsol Honda Team | Honda | 158.0 | +1.466 |
3 | 16 | 99 | Jorge LORENZO | SPA | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 157.4 | +10.317 |
4 | 13 | 46 | Valentino ROSSI | ITA | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 156.9 | +19.194 |
5 | 11 | 29 | Andrea IANNONE | ITA | Pramac Racing | Ducati | 156.6 | +23.509 |
6 | 10 | 41 | Aleix ESPARGARO | SPA | NGM Forward Racing | Forward Yamaha | 156.3 | +27.809 |
7 | 9 | 44 | Pol ESPARGARO | SPA | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 156.0 | +33.253 |
8 | 8 | 4 | Andrea DOVIZIOSO | ITA | Ducati Team | Ducati | 155.9 | +33.868 |
9 | 7 | 19 | Alvaro BAUTISTA | SPA | GO&FUN Honda Gresini | Honda | 155.9 | +34.231 |
10 | 6 | 35 | Cal CRUTCHLOW | GBR | Ducati Team | Ducati | 155.9 | +34.676 |
11 | 5 | 45 | Scott REDDING | GBR | GO&FUN Honda Gresini | Honda | 155.7 | +37.744 |
12 | 4 | 7 | Hiroshi AOYAMA | JPN | Drive M7 Aspar | Honda | 155.3 | +45.018 |
13 | 3 | 17 | Karel ABRAHAM | CZE | Cardion AB Motoracing | Honda | 155.3 | +45.177 |
14 | 2 | 69 | Nicky HAYDEN | USA | Drive M7 Aspar | Honda | 155.2 | +46.676 |
15 | 1 | 9 | Danilo PETRUCCI | ITA | Octo IodaRacing Team | ART | 154.8 | +52.769 |
16 | 6 | Stefan BRADL | GER | LCR Honda MotoGP | Honda | 154.7 | +53.889 | |
17 | 68 | Yonny HERNANDEZ | COL | Energy T.I. Pramac Racing | Ducati | 154.7 | +54.476 | |
18 | 8 | Hector BARBERA | SPA | Avintia Racing | Avintia | 154.6 | +56.215 | |
19 | 38 | Bradley SMITH | GBR | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 154.6 | +56.293 | |
20 | 5 | Colin EDWARDS | USA | NGM Forward Racing | Forward Yamaha | 154.1 | +1'04.083 | |
21 | 23 | Broc PARKES | AUS | Paul Bird Motorsport | PBM | 153.7 | +1'10.928 | |
22 | 63 | Mike DI MEGLIO | FRA | Avintia Racing | Avintia | 153.2 | +1'19.975 | |
Não Classificado | ||||||||
70 | Michael LAVERTY | GBR | Paul Bird Motorsport | PBM | 153.3 | 13 Voltas |
Condições Climáticas:
| Condições da Pista: Molhada-Seca| Ar: 21º| Humidade: 66%|Pista: 27ºRecordes:
Volta da Pole: | Marc MARQUEZ | 1'20.937 | 163.2 Km/h | |
---|---|---|---|---|
Volta Mais Rápida: | Lap: 21 | Marc MARQUEZ | 1'22.037 | 161.0 Km/h |
Recorde do Circuito: | 2011 | Dani PEDROSA | 1'21.846 | 161.4 Km/h |
Melhor Volta: | 2014 | Marc MARQUEZ | 1'20.937 | 163.2 Km/h |
MotoGP 2014
Pos. | Piloto | Moto | Nação | Pontos |
---|---|---|---|---|
1 | Marc MARQUEZ | Honda | SPA | 225 |
2 | Dani PEDROSA | Honda | SPA | 148 |
3 | Valentino ROSSI | Yamaha | ITA | 141 |
4 | Andrea DOVIZIOSO | Ducati | ITA | 99 |
5 | Jorge LORENZO | Yamaha | SPA | 97 |
6 | Aleix ESPARGARO | Forward Yamaha | SPA | 77 |
7 | Pol ESPARGARO | Yamaha | SPA | 67 |
8 | Andrea IANNONE | Ducati | ITA | 62 |
9 | Stefan BRADL | Honda | GER | 56 |
10 | Alvaro BAUTISTA | Honda | SPA | 50 |
11 | Bradley SMITH | Yamaha | GBR | 48 |
12 | Scott REDDING | Honda | GBR | 33 |
13 | Nicky HAYDEN | Honda | USA | 29 |
14 | Cal CRUTCHLOW | Ducati | GBR | 28 |
15 | Hiroshi AOYAMA | Honda | JPN | 28 |
16 | Yonny HERNANDEZ | Ducati | COL | 27 |
17 | Karel ABRAHAM | Honda | CZE | 18 |
18 | Colin EDWARDS | Forward Yamaha | USA | 8 |
19 | Michele PIRRO | Ducati | ITA | 7 |
20 | Broc PARKES | PBM | AUS | 6 |
21 | Danilo PETRUCCI | ART | ITA | 4 |
22 | Hector BARBERA | Avintia | SPA | 2 |