domingo, 13 de julho de 2014

HONDA, IMBATÍVEL, LEVA MARC MÀRQUEZ A QUEBRAR MAIS UM RECORDE AO VENCER O 9º GP CONSECUTIVO

Marc Màrquez - o piloto mais jovem da história a ganhar as 9 primeiras etapas do campeonato
A superioridade das hondas RC213V







Alemanha, Sachsenring, domingo, 13 de julho de 2014

Que as motos Honda estão melhores, todos sabem.  É fato.  Por mais que os pilotos, principalmente os das motos Yamaha, diga-se, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo se esforçam, não dá para eles acompanharem.  A diferença das hondas de fábrica para as yamahas, também de fábrica, é como se fosse a a mesma diferença destas últimas para as equipes com motocicletas enquadradas na "Open Class" - classe aberta.  Marc Màrquez é o melhor piloto da atualidade e tem a sorte (que muitas vezes acompanha os bons) de estar com a melhor moto, logo, não dando chance para ninguém, simplesmente com 100% de aproveitamento.  Porém, continuo dizendo, e muitos concordam, se Jorge Lorenzo e Valentino Rossi tivessem uma Yamaha a altura das motos Honda, a história talvez seria muito diferente.  Enquanto isso vamos curtindo a façanha deste garoto que não deixa passar nada e tem papado tudo até agora, quando chegamos na metade da temporada, antes do intervalo de verão.

Vamos a corrida:
Moto de Bradl - pneus slicks mas preparada para chuva
Chuva forte durante o alinhamento
Stefan Bradl saindo na frente para delírio dos alemães











O GP da Alemanha, no circuito de Sachsenring, se desenrolou de maneira confusa, mais confusa que o GP da semana passada, o da Holanda.  Uma chuva pesada começou a cair no início da corrida no momento que os pilotos seguiam dos boxes para alinhar no grid, de maneira que a maioria o fez com pneus de chuva, uma vez que a corrida foi declarada "molhada".  Stefan Bradl, como se estivesse prevendo a meteorologia, alinhou com pneus slicks, colocados às pressas no grid, que depois provou ser uma rasoável decisão.

O grande pelotão  largando do pit lane
Entretanto, subitamente, a chuva cessou após a volta de apresentação, fazendo com que 14 dos competidores, incluindo Màrquez, Pedrosa, Lorenzo, Rossi e "cia", fossem apressadamente para suas garagens para trocarem suas motos por outras com pneus
  slick, significando que todos estes começariam a corrida do pit lane, atrás de todos os demais, que permaneciam num desfalcado grid de largada, com Stefan Bradl (com slicks), isolado na frente e mais uns oito concorrentes atrás, em suas marcas, que decidiram começar com pneus de chuva.  O problema de Bradl veio a tona depois, pois apesar de ele ter largado com pneus slick, sua moto estava ajustada para chuva.  Pronto a confusão ja estava organizada e arrumada, dada a largada e a partida dos que largaram da linha dos boxes.

o grupamento sai para a caçada

Pedrosa - devido segundo lugar
Màrquez, que malandramente aproveitou o caos que tinha se formado para a tal troca de motos com slicks, se adiantou categoricamente e foi o primeiro a se posicionar no pit lane, e depois da largada, no final da primeira volta já tinha ganho quase 8 s ultrapassando vários concorrentes.  Pedrosa também veio na balada.  Rossi e Lorenzo também fizeram várias ultrapassagens, beneficiados, tal como Màrquez e Pedrosa, da inferioridade das motos com pneus de chuva, já que a pista secava
rapidamente.

Lorenzo - só o pódio  interessa
Bradl, que outrora estava com uma vantagem de 8.5 s por ter largado na frente, antes do fim da 6ª volta já estava na alça de mira de Màrquez que logo o dispachou para Pedrosa, que levou um pouco mais de tempo para ultrapassar o alemão, que desceu drasticamente para 16ª posição, pois estava correndo com pneus slicks mas com a moto acertada para chuva, correndo em casa - que pena para ele e seus fãs.

Pedrosa e Màrquez alternaram volta a volta tempos mais rápidos.  Pedrosa chegou até a tentar pegar Márquez, mas um pequeno erro o fez chegar mesmo em segundo lugar com uma diferença de 1.5s para Márquez que, com esta nona vitória consecutiva, quebrou o recorde estabelecido por Mike Hailwood em 1964, se tornando o piloto mais jovem da história da MotoGP em vencer as 9 primeiras corridas da temporada.

Lorenzo, que ultrapassou Rossi logo no início, chegou isolado no terceiro lugar e 9s atrás de Pedrosa, retornando ao pódio depois de um tempo e Rossi, também correu isolado na quarta posição e 9s atrás de Lorenzo.
Marc Màrquez e a empinada da vitória para as férias de verão

Andrea Iannone, com sua Pramac Ducati, obteve o seu melhor resultado numa excelente quinta posição.

Os irmãos Espargaro, Dovizioso, Bautista e Crutchlow completaram os dez primeiros.





Os pilotos e toda grelha terão um intervalo de um mês, retornando 10 de agosto para Indianápolis.
Obs: erros de digitação e edição têm sido corrigidos





Veja tabela com os resultados (motogp.com):

eni MOTORRAD GRAND PRIX DEUTSCHLAND

MotoGP Classificação da Corrida 2014 

Sachsenring, domingo, 13 de julho, 2014
Pos.PontosNum.PilotoNaçãoEquipeMotoKm/hHora/Dif.
12593Marc MARQUEZSPARepsol Honda TeamHonda158.141'47.664
22026Dani PEDROSASPARepsol Honda TeamHonda158.0+1.466
31699Jorge LORENZOSPAMovistar Yamaha MotoGPYamaha157.4+10.317
41346Valentino ROSSIITAMovistar Yamaha MotoGPYamaha156.9+19.194
51129Andrea IANNONEITAPramac RacingDucati156.6+23.509
61041Aleix ESPARGAROSPANGM Forward RacingForward Yamaha156.3+27.809
7944Pol ESPARGAROSPAMonster Yamaha Tech 3Yamaha156.0+33.253
884Andrea DOVIZIOSOITADucati TeamDucati155.9+33.868
9719Alvaro BAUTISTASPAGO&FUN Honda GresiniHonda155.9+34.231
10635Cal CRUTCHLOWGBRDucati TeamDucati155.9+34.676
11545Scott REDDINGGBRGO&FUN Honda GresiniHonda155.7+37.744
1247Hiroshi AOYAMAJPNDrive M7 AsparHonda155.3+45.018
13317Karel ABRAHAMCZECardion AB MotoracingHonda155.3+45.177
14269Nicky HAYDENUSADrive M7 AsparHonda155.2+46.676
1519Danilo PETRUCCIITAOcto IodaRacing TeamART154.8+52.769
166Stefan BRADLGERLCR Honda MotoGPHonda154.7+53.889
1768Yonny HERNANDEZCOLEnergy T.I. Pramac RacingDucati154.7+54.476
188Hector BARBERASPAAvintia RacingAvintia154.6+56.215
1938Bradley SMITHGBRMonster Yamaha Tech 3Yamaha154.6+56.293
205Colin EDWARDSUSANGM Forward RacingForward Yamaha154.1+1'04.083
2123Broc PARKESAUSPaul Bird MotorsportPBM153.7+1'10.928
2263Mike DI MEGLIOFRAAvintia RacingAvintia153.2+1'19.975
Não Classificado
70Michael LAVERTYGBRPaul Bird MotorsportPBM153.313 Voltas

Condições Climáticas:

  |   Condições da Pista: Molhada-Seca| Ar: 21º| Humidade: 66%|Pista: 27º

Recordes:

Volta da Pole:Marc MARQUEZ1'20.937163.2 Km/h
Volta Mais Rápida:Lap: 21Marc MARQUEZ1'22.037161.0 Km/h
Recorde do Circuito:2011Dani PEDROSA1'21.846161.4 Km/h
Melhor Volta:2014Marc MARQUEZ1'20.937163.2 Km/h
Como fica o campeonato depois do GP da Alemanha:

MotoGP 2014PDF

Pos.PilotoMotoNaçãoPontos
1Marc MARQUEZHondaSPA225
2Dani PEDROSAHondaSPA148
3Valentino ROSSIYamahaITA141
4Andrea DOVIZIOSODucatiITA99
5Jorge LORENZOYamahaSPA97
6Aleix ESPARGAROForward YamahaSPA77
7Pol ESPARGAROYamahaSPA67
8Andrea IANNONEDucatiITA62
9Stefan BRADLHondaGER56
10Alvaro BAUTISTAHondaSPA50
11Bradley SMITHYamahaGBR48
12Scott REDDINGHondaGBR33
13Nicky HAYDENHondaUSA29
14Cal CRUTCHLOWDucatiGBR28
15Hiroshi AOYAMAHondaJPN28
16Yonny HERNANDEZDucatiCOL27
17Karel ABRAHAMHondaCZE18
18Colin EDWARDSForward YamahaUSA8
19Michele PIRRODucatiITA7
20Broc PARKESPBMAUS6
21Danilo PETRUCCIARTITA4
22Hector BARBERAAvintiaSPA2