Protótipos começam a medir suas diferenças |
Os protagonistas do campeonato |
Faremos uma breve reapresentação para o campeonato de 2014 com as motocicletas adaptadas às algumas novas regras. Confira:
Motos
As motocicletas usadas na categoria MotoGP são construídas especificamente para corridas (protótipos), não são homologadas para trafegarem em vias públicas. Os regulamentos técnicos aos quais as equipes devem se submeter, ao construírem suas motos para a competição da MotoGP, fornecem um guia simples do tipo de maquinaria que os riders (pilotos) pilotam.
Como desde 2012, a capacidade máxima permitida para cilindrada é 1000cc, com no máximo 4 cilindros com diâmetro de 81mm cada. Não é permitido o uso de motores a 2 tempos. Por todas as corridas da temporada os pilotos dispõem de, no máximo, 5 motores. A penalidade pelo descumprimento desta regra obrigará o piloto à largar do pit lane 10 segundos depois do início da corrida.
A partir de 2014 as equipes que não foram escritas diretamente por uma das maiores equipes de fábrica ou satélites serão enquadradas numa categoria denominada "Open class". Enquanto todas as equipes de fábrica [MSMA (Motorcycle Sports Manufacturers’ Association)] terão que utilizar a central eletrônica Magneti Marelli como hardware mas com o seu próprio software, as "Open class", independentemente da configuração mecânica, utilizam hardware e software padrão para suas centrais eletrônicas.
De um ponto de vista mecânico, a "classe Open" em 2014 consiste em motos equipadas com motores de produção e especificações de fábrica aspirados full-blown, (com software Magneti Marelli), altamente preparados, sintonizados e balanceados em chassis protótipos.
O peso mínimo permitido é 150 Kg para motos até 800cc e 180Kg para motos de 801cc até 1000cc.
As motos de Grande Prêmio são produzidas para ganharem corridas e apresentam o mais refinado design aerodinâmico e demonstração de capacidades tecnológicas dos seus fabricantes. As máquinas são construídas a partir de caríssimos equipamentos e materiais altamente resistentes e leves tais como, titânio, fibra de carbono reforçada e ainda outros tipos de equipamentos de desenvolvimento tecnológico avançado (freios com discos de carbono, sistema de gerenciamento de motor, controle de tração) os quais não são encontrados em motos de produção regular para as estradas.
Com milhões de fans assistindo cada etapa do campeonato mundial, quando as motos estão na pista mostram estampadas as grades marcas envolvidas com os patrocínios das equipes.
Os fabricantes são: Ducati, Honda e Yamaha como fabricantes oficiais. As que se enquadram na "Classe Open" incluem FTR, ART (Aprilia), e PBM.
Equipes, pilotos e bikes:
AVINTIA RACING
Pilotos: Hector Barbera (8) e o novato Mike Di Meglio (63)
Mike Di Meglio |
CARDION AB MOTORACING
Parceria de pai e filho - Karel Abraham Sr. e o piloto Karel Jr. (17)
Karel Abraham |
- Bike Info
- Bike Honda RCV1000R
- Engine 1000cc Liquid-cooled, conventional coil spring valves, 4-valves DOHC
- Power Over 230 hp
- Top Speed Over 330 km/h
- Chassis Aluminium twin-tube
- Suspension
- Front Telescopic fork (Öhlins)
- Rear Pro-link (Öhlins)
- Brakes
- Front 320mm Brembo carbon disc
- Rear Brembo Twin piston calliper, steel disc
Pilotos: Hiroshi Aoyama (7) e Nicky Hayden (69)
Hiroshi Aoyama |
DUCATI TEAM
Pilotos: Andre dovizioso (04) e Cal Crutchlow (35)
Andrea Dovizioso |
Cal Crutchlow |
- Bike Info
- Bike Ducati GP14
- Engine 1000cc Liquid-cooled, 90 degree V4 four-stroke, desmodromic DOHC, four valves per cylinder
- Power Over 235 hp
- Top Speed Over 330 km/h
- Chassis Aluminium frame
- Suspension
- Front Öhlins inverted 48mm front forks
- Rear Öhlins rear shock
- Brakes
- Front Two 320mm carbon discs two four-piston calipers (Brembo)
- Rear Single stainless steel rear disc twin-piston caliper (Brembo)
GO&FUN Honda Gresini
Pilotos: Alvaro Bautista (19) e Scott Redding (45)
Alvaro Bautista |
Pilotos: Danilo Petrucci (9) e Randy Krummenacher (project)
LCR Honda MotoGP
Piloto: Stefan Bradl (6)
MONSTER Yamaha Tech 3
Pilotos: Bradley Smith (38) e Pol Espargaro (44)
Bradley Smith |
MOVISTAR Yamaha MotoGP
Pilotos: Jorge Lorenzo (99) e Valentino Rossi (46)
Jorge Lorenzo |
MGM Forward Racing
Pilotos: Colin Edwards (5) e Aleix Espargaro (41)
Colin Edwards |
Paul Bird Motorsport
Broc Parkes |
Pramac Racing
Pilotos: Andrea Iannone (29) e Yonny Hernandez (68)
Andrea Iannone |
Repsol Honda Team
Pilotos: Dani Pedrosa (26) e Marc Marquez (93)
Dani Pedrosa |