segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A MOTO DE MARC MARQUEZ TOCOU NA MOTO DE DANI PEDROSA? QUAL A IMPORTÂNCIA?

Momento quando Marquez esbarra em Pedrosa
Muitas conversas e comentários se têm levantado e ainda se levantam a respeito do acidente que tirou Dani Pedrosa da corrida em Aragon.  A verdade é que, apesar de todas as discussões, na minha opinião, elas não levarão em nada na direção de beneficiar o mais prejudicado da situação, Dani Pedrosa.
Destaque no local atingido
Houve o toque realmente entre as duas Hondas.  Melhor dizendo, Marquez tocou em Pedrosa.  as evidências são bem claras e mostram a marca, ou do cotovelo de Marquez ou da sua alavanca de marchas, na balança de Pedrosa e o corte do cabo do sensor de velocidade da roda traseira, que é parte vital do controle de tração.   Veja fotos ao lado e abaixo.
O cabo do sensor eletônico cortado e a marca do toque 

Quem assistiu à corrida pôde ver que Marquez passou reto do ponto limite de sua frenagem e até saiu da pista, evitando sua própria queda ou um choque maior com Pedrosa.  O toque foi quase imperceptível até para ambos, tanto que a linha (trajeto) de Pedrosa nem foi alterada, mais a sua moto já estava comprometida com a falta do controle supracitado e, quando ele abriu o gás, "a roda traseira já queria passar a dianteira".  Este tipo de tombo era bastante comum nas épocas em que não existia o tal controle e ainda acontece hoje em dia.
Pedrosa visualmente estava mais forte na corrida e a sua ultrapassagem sobre Marquez foi  tanto arrojada quanto limpa.  Toques acontecem, mas se existiu um acidente existiu um responsável, voluntário ou não.  E este responsável foi Marquez.  Quem estuda direito, no caso, penal, diria que esse foi um caso de "dolo eventual", ou seja, Marquez sabia do risco (assumiu), embora não exatamente queria o resultado (me desculpem os advogados, se errei algo - não sou estudante de direito) e portanto merecia uma penalidade, mesmo que mínima.  A corrida seria melhor se Pedrosa ficasse até o fim.  Marquez sem dúvida é o piloto mais rápido atualmente na categoria e sua agressividade não depende de ultrapassagens ou tentativas alucinantes deste tipo.  Haja vista como ele ultrapassou Lorenzo, agressivamente, porém, de maneira claramente limpa, embora freou depois.  Aliás o atraso da frenagem é uma das características principais de um piloto arrojado.  Ele poderia passar ou tentar superar Pedrosa de maneira agressivamente limpa, como ele tem feito em várias ocasiões em corridas passadas.  Por este motivo é que, apesar de admirá-lo muito, na minha opinião, ele deveria levar alguma advertência, não para ele se tornar um piloto pacato, porque estilos não se mudam, e sim, se moldam, mas para ele começar a botar a cabeça para funcionar no sentido que são corpos e vidas que estão em jogo numa corrida e todos os protagonistas merecem consideração e respeito, ainda na pista.

Lições são aprendidas, mesmo que através de erros.  A Honda detém talvez a mais avançada moto da categoria e é também a mais forte financeiramente.  Portanto, é estranho como pôde deixar um cabo eletrônico tão vital para os pilotos, como este, o do sensor de velocidade e controle de tração, numa posião tão vulnerável e também sem nenhum back up?  A Ducati, por exemplo, possui dois, sendo um de cada lado da roda traseira.  E será que não existe um alerta de aviso ao piloto caso um rompimento do cabo ou um dano qualquer do sensor venha a acontecer?  No caso, não sei se haveria tempo de Dani notar uma suposta luz na quele momento crucial...Sim ou não, mesmo assim seria útil.
Creio eu que a Honda e mesmo outras equipes, principalmente as de fábrica, sendo a MotoGP, Superbike ou outras categorias, a partir deste evento, estão reavaliando a questão dos sensores vitais de seus aparelhos.

Um abraço,

Robson Freitas