quarta-feira, 22 de julho de 2015

Motos De Rua


Você tem moto? Gostaria de ter uma? Está negociando alguma? Se a resposta é sim, preste bem atenção nesta matéria por favor.
Você será bem vindo ao mundo extraordinário dos motociclistas.  Nada se compara a uma volta de moto com um tempo bom.  Há quem prefira até andar de moto na chuva a carro no Sol.  Justo.  Porém saiba que dirigir (andar de ou pilotar) moto requer uma atenção bem maior àquela
requerida para dirigir automóveis, pois os motociclistas, mesmo quando estão na razão numa infração de trânsito, levam a pior.  Então aquela velha história deve ser considerada, ou seja, os motociclistas devem dirigir para si e para os outros, sempre.  É incrível a quantidade de motoristas "habilitados" que cometem erros graves, principalmente nos finais de semana e feriados.  Fora
aqueles viciados em telefones celulares, que pior que ficarem tagarelando no aparelho é ficarem ligados o tempo todo em redes sociais.  Pondo em risco não só os motociclistas, mas também os pedestres.
Excesso de confiança também é algo que pode ser fatal.  Geralmente as pessoas novatas em suas motocicletas se arriscam e se expõem aos perigos menos que os veteranos imprudentes.  E parte
desta imprudência se deve exatamente ao excesso de confiança.
As motos também incitam o piloto a correr.  É muito bom correr, dar aquela esticada, aquela "catucada".
Muito cuidado com a empolgação porque, este ímpeto, esta emoção, podem superar a razão e o resultado pode ser desastroso.  Tem a galera que gosta de empinar.  Ums já sabem e
ATENÇÃO
outros estão aprendendo.  Os que já sabem, geralmente já levaram algum tombo e algum grande prejuízo pra si.  Se quer aprender a fazer acrobacias, leve sua moto para um local isolado, longe de pedestres, onde, se você cair, só você vai ter prejuízo...e vc deve se equipar com roupas de proteção e claro, capacete.  Assim pelo menos o prejuízo será apenas material.  Não corra risco desnecessário, pois, além de você mesmo, sempre existem outras pessoas que gosta muito ou dependem de você.  No caso das motos de altas cilindradas, tudo isso já dito eleva-se a uma maior proporção.  A empolgação da velocidade, a empolgação de querer aparecer para o público...enfim, tudo aumenta sem mesmo você perceber.  As motos maiores já chamam a ateção até mesmo paradas e leve isso em conta, ou seja, "segura a onda".  Aquela auto confiança também se aplica, e muito, àqueles que sabem fazer alguma proeza com suas motos.  Lembre-se de um ditado muito sábio:  "Para aquele que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto." Ec 9.4.
É muito lindo uma motocicleta fazendo wheeling (empinando), fazendo um babaloo e ontras proezas e para quem está fazendo é uma tremenda emoção, sem dúvida.  Isto é inegável.  Mas para os que querem mesmo aprender a fazer essas acrobacias ficam umas dicas:  Comprem uma outra moto só para treino e proteja todas as partes vulneráveis com as ferragens necessárias.  Isto impede o grande prejuízo material; use toda proteção possível, capacete, vestimentas de couro (de preferência macacão), luvas de couro, botas, etc.  Isto vai salvar sua pele;  Se isole.  Isto vai salvar a pele dos outros e te salvar da esfera penal.
Para os que querem conduzir normalmente suas motocicletas, além do uso dos equipamentos de proteção necessária, dirija (ou pilote) com prudência e atenção redobrada.  Para os que têm motos
de altas cilindradas, principalmente esportivas,  procurem uma boa escola de pilotagem.  Vale a pena o investimento.  Aliás, as escolas e cursos de pilotagem não existem apenas para formar pilotos de corrida.  Elas aperfeiçoam bastante a condução no dia a dia para quaquer tipo de motocicleta de qualquer cilindrada.  Escolas de pilotagem disponibilizam programas de aulas específicas para
condução cotidiana, condução defensiva e etc.  Procure na internet.  Sempre você encontrará uma próxima de sua cidade e com preços bem accessíves.  Se o seu orçamento ainda não permite você se increver num curso de pilotagem, existem, também na internet, muitas dicas escritas e ou em vídeos que ajudam muito, pode ter certeza.  Acesse-os enquanto aguada uma melhor condição.
Para aqueles que gostam de pilotar suas motos esportivamente, lembrem-se que pilotar em autódromos é bem diferente de pilotar nas ruas.  A segurança nos autódromos é muito, muito maior.  Além de ter só uma mão (o sentido é unico), o asfalto é de qualidade, existem áreas de escape, barreiras de proteção, socorro e atendimento médico dedicados.  Elementos que nunca encontraremos nas ruas ou estradas.  São inúmeras as vezes que vemos, durante corridas, pilotos levarem quedas absurdas em altíssimas velocidades e saírem ilesos, sem nenhum arranhão.  É claro que existem até os casos de fatalidade, mas com estatísticas enormemente inferiores, comparadas com as das ruas.  Nas ruas e estradas nem sempre contamos com uma boa pavimentação.  Buracos, desníveis e camadas de óleo deixadas por outros veículos, que se agravam com a chuva, são frequëntes e etc e etc.  Ainda mais, ao cair de uma moto nas ruas ou nas estradas, sua área de escape vai ser um poste, um muro, uma casa, um meio-fio, uma árvore, um carro (ônibus ou caminhão) no sentido contrário ou não, um pedestre, um animal, etc e vai ficar mofando até o socorro aparecer.  Pense bem antes de querer dar aquela tocada rápida, principalmente depois de assistir àquela corrida no domingo.  E para os que acreditam, como eu, antes de sair de casa, faça uma boa oração, pedindo ao Senhor proteção e que a prudência e a sabedoria domine nosso espírito.

Grande abraço!

































http://motorcycle.com.vsassets.com/blog/wp-content/uploads/2015/07/071615-2015-superbike-shootout-wrapup-chandlerinfrontturn2-224x137.jpg



Boa pilotagem e sejam prudentes.

 Robson Freitas