sábado, 22 de março de 2014

OS PILOTOS E SEUS APARELHOS JÁ ESTÃO ALINHANDO NAS NOITES DO CIRCUITO DE LOSAIL PARA O GP COMERCIAL BANK, DO QATAR

Protótipos começam a medir suas diferenças
Os protagonistas do campeonato

Faremos uma breve reapresentação para o campeonato de 2014 com as motocicletas adaptadas às algumas novas regras.  Confira:

Motos
As motocicletas usadas na categoria MotoGP são construídas especificamente para corridas (protótipos), não são homologadas para trafegarem em vias públicas.  Os regulamentos técnicos aos quais as equipes devem se submeter, ao construírem suas motos para a competição da MotoGP, fornecem um guia simples do tipo de maquinaria que os riders (pilotos) pilotam.
Como desde 2012, a capacidade máxima permitida para cilindrada é 1000cc, com no máximo 4 cilindros com diâmetro de 81mm cada. Não é permitido o uso de motores a 2 tempos. Por todas as corridas da temporada os pilotos dispõem de, no máximo, 5 motores.  A penalidade pelo descumprimento desta regra obrigará o piloto à largar do pit lane 10 segundos depois do início da corrida.
A partir de 2014 as equipes que não foram escritas diretamente por uma das maiores equipes de fábrica ou satélites serão enquadradas numa categoria denominada "Open class".  Enquanto todas as equipes de fábrica [MSMA (Motorcycle Sports Manufacturers’ Association)] terão que utilizar a central eletrônica Magneti Marelli como hardware mas com o seu próprio software, as "Open class", independentemente da configuração mecânica, utilizam hardware e software padrão para suas centrais eletrônicas. 
De um ponto de vista mecânico, a "classe Open" em 2014 consiste em motos equipadas com motores de produção e especificações de fábrica aspirados full-blown, (com software Magneti Marelli), altamente preparados, sintonizados e balanceados em chassis protótipos.
O peso mínimo permitido é 150 Kg para motos até 800cc e 180Kg para motos de 801cc até 1000cc.
As motos de Grande Prêmio são produzidas para ganharem corridas e apresentam o mais refinado design aerodinâmico e demonstração de capacidades tecnológicas dos seus fabricantes.  As máquinas são construídas a partir de caríssimos equipamentos e materiais altamente resistentes e leves tais como, titânio, fibra de carbono reforçada e ainda outros tipos de equipamentos de desenvolvimento tecnológico avançado (freios com discos de carbono, sistema de gerenciamento de motor, controle de tração) os quais não são encontrados em motos de produção regular para as estradas. 
Com milhões de fans assistindo cada etapa do campeonato mundial, quando as motos estão na pista mostram estampadas as grades marcas envolvidas com os patrocínios das equipes.
Os fabricantes são: Ducati, Honda e Yamaha como fabricantes oficiais.  As que se enquadram na  "Classe Open" incluem FTR, ART (Aprilia), e PBM.

Equipes, pilotos e bikes:



 AVINTIA RACING
 Pilotos: Hector Barbera (8)  e o novato Mike Di Meglio (63) 
Mike Di Meglio





Hector Barbera
  • Bike Info
  • Bike Avintia GP 14
  • Engine Kawasaki, in-line 4, pneumatic valves
  • Power 250 hp
  • Top Speed 327 km/h
  • Chassis Avintia
  •  
  • Suspension
  • Front Öhlins 42mm inverted forks
  • Rear Öhlins TTX
  •  
  • Brakes
  • Front Brembo 320mm
  • Rear Brembo
  CARDION AB MOTORACING
  Parceria de pai e filho - Karel Abraham Sr. e o piloto Karel Jr. (17)
Karel Abraham

  • Bike Info
  • Bike Honda RCV1000R
  • Engine 1000cc Liquid-cooled, conventional coil spring valves, 4-valves DOHC
  • Power Over 230 hp
  • Top Speed Over 330 km/h
  • Chassis Aluminium twin-tube
  •  
  • Suspension
  • Front Telescopic fork (Öhlins)
  • Rear Pro-link (Öhlins)
  •  
  • Brakes
  • Front 320mm Brembo carbon disc
  • Rear Brembo Twin piston calliper, steel disc
DRIVE M7 ASPAR
Pilotos: Hiroshi Aoyama (7) e Nicky Hayden (69)
Hiroshi Aoyama


Nicky Hayden
  • Bike Info
  • Bike Honda RCV1000R
  • Engine 1000cc Liquid-cooled, conventional coil spring valves, 4-valves DOHC
  • Power Over 230 hp
  • Top Speed Over 330 km/h
  • Chassis Aluminium twin-tube
  •  
  • Suspension
  • Front Telescopic fork (Öhlins)
  • Rear Pro-link (Öhlins)
  •  
  • Brakes
  • Front 320mm Brembo carbon disc
  • Rear Brembo Twin piston calliper, steel disc

 DUCATI TEAM
Pilotos: Andre dovizioso (04) e Cal Crutchlow (35)
Andrea Dovizioso
 
Cal Crutchlow

  • Bike Info
  • Bike Ducati GP14
  • Engine 1000cc Liquid-cooled, 90 degree V4 four-stroke, desmodromic DOHC, four valves per cylinder
  • Power Over 235 hp
  • Top Speed Over 330 km/h
  • Chassis Aluminium frame
  •  
  • Suspension
  • Front Öhlins inverted 48mm front forks
  • Rear Öhlins rear shock
  •  
  • Brakes
  • Front Two 320mm carbon discs two four-piston calipers (Brembo)
  • Rear Single stainless steel rear disc twin-piston caliper (Brembo)

GO&FUN Honda Gresini
Pilotos: Alvaro Bautista (19) e Scott Redding (45)
Alvaro Bautista




  • Bike Info
  • Bike Honda RC213V
  • Engine 1000cc V4, liquid-cooled, pneumatic valves, 4 valve DOHC
  • Power Over 230 hp
  • Top Speed Over 350 km/h
  • Chassis Aluminium twin-tube
  •  
  • Suspension
  • Front Telescopic fork (Showa)
  • Rear Pro-link (Showa)
  •  
  • Brakes
  • Front Carbon fiber (Nissin)
  • Rear Steel disk (Nissin)

  • Scott Redding
    • Bike Info
    • Bike Honda RCV1000R
    • Engine 1000cc liquid-cooled, conventional coil spring valves, 4 valve DOHC
    • Power Over 230 hp
    • Top Speed Over 330 km/h
    • Chassis Aluminium twin-tube
    •  
    • Suspension
    • Front Telescopic fork (Showa)
    • Rear Pro-link (Showa)
    •  
    • Brakes
    • Front 320mm Nissin carbon disc
    • Rear Nissin Twin piston calliper, steel disc
    IODARACING PROJECT
    Pilotos: Danilo Petrucci (9) e Randy Krummenacher (project)
    Randy Krummenacher
    • Bike Info
    • Bike ART
    • Engine Aprilia 1000cc, V4, 16-valve
    • Power Over 220 hp
    • Top Speed 320 km/h
    • Chassis ART Twin-spar aluminium
    •  
    • Suspension
    • Front Öhlins inverted 48mm front forks
    • Rear Öhlins rear shock absorber
    •  
    • Brakes
    • Front Two 320mm carbon front discs with four-piston callipers (Brembo)
    • Rear Single stainless steel disc (Brembo)


    LCR Honda MotoGP
    Piloto: Stefan Bradl (6)
    Stefan Bradl
    • Bike Info
    • Bike Honda RC213V
    • Engine 1000cc V4, liquid-cooled, pneumatic valves, 4 valve DOHC
    • Power Over 230 hp
    • Top Speed Over 350 km/h
    • Chassis Aluminium twin-tube
    •  
    • Suspension
    • Front Telescopic fork (Öhlins)
    • Rear Pro-link (Öhlins)
    •  
    • Brakes
    • Front Carbon fiber (Brembo)
    • Rear Yutaka steel disk (Brembo)



    MONSTER Yamaha Tech 3
    Pilotos: Bradley Smith (38) e Pol Espargaro (44)
    Bradley Smith

    Pol Espargaro
    • Bike Info
    • Bike Yamaha YZR-M1
    • Engine 1000cc Liquid cooled inline four-cylinder with crossplane crankshaft
    • Power Over 240 hp
    • Top Speed N/A
    • Chassis Aluminium twin tube delta box with multi-adjustable steering geometry. Aluminium swingarm.
    •  
    • Suspension
    • Front Öhlins upside down front forks
    • Rear Öhlins rear shock
    •  
    • Brakes
    • Front Two 320mm carbon disc, two four-piston calipers (Brembo)
    • Rear Single stainless steel rear disc, twin-piston caliper (Brembo)

    MOVISTAR Yamaha MotoGP
    Pilotos: Jorge Lorenzo (99) e Valentino Rossi (46)
    Jorge Lorenzo
    Valentino Rossi
    • Bike Info
    • Bike Yamaha YZR-M1
    • Engine 1000cc Liquid cooled inline four-cylinder with crossplane crankshaft
    • Power Over 240 hp
    • Top Speed N/A
    • Chassis Aluminium twin tube
    •  
    • Suspension
    • Front Öhlins upside down front forks
    • Rear Öhlins rear shock
    •  
    • Brakes
    • Front Two 320mm carbon disc, two four-piston calipers (Brembo)
    • Rear Single stainless steel rear disc, twin-piston caliper (Brembo)







































    MGM Forward Racing
    Pilotos: Colin Edwards (5) e Aleix Espargaro (41)
    Colin Edwards


    Aleix Espargaro
    • Bike Info
    • Bike Forward Yamaha
    • Engine 1000cc Liquid cooled inline four-cylinder with crossplane crankshaft
    • Power Over 240 hp
    • Top Speed N/A
    • Chassis Aluminium twin tube
    •  
    • Suspension
    • Front Öhlins upside down front forks
    • Rear Öhlins rear shock
    •  
    • Brakes
    • Front Two 320mm carbon disc, two four-piston calipers (Brembo)
    • Rear Single stainless steel rear disc, twin-piston caliper (Brembo)

    Paul Bird Motorsport
    Pilotos: Michael Laverty (70) e Broc Parkes (23)
    Broc Parkes

    Michael Laverty
    • Bike Info
    • Bike PBM
    • Engine Aprilia 1000cc, V4 16 valve
    • Power Over 220 hp
    • Top Speed 330 km/h
    • Chassis PBM Twin-spar aluminium
    •  
    • Suspension
    • Front Öhlins inverted front forks
    • Rear Öhlins rear shock absorber
    •  
    • Brakes
    • Front Two 320mm carbon front discs with four-piston callipers (Brembo)
    • Rear Single stainless steel disc (Brembo)



    Pramac Racing
    Pilotos: Andrea Iannone (29) e Yonny Hernandez (68)
    Andrea Iannone

    Yonny Hernandez
    • Bike Info
    • Bike Ducati GP14
    • Engine 1000cc Liquid-cooled, 90 degree V4 four-stroke, desmodromic DOHC, four valves per cylinder
    • Power Over 235 hp
    • Top Speed Over 330 km/h
    • Chassis Aluminium frame
    •  
    • Suspension
    • Front Öhlins inverted 48mm front forks
    • Rear Öhlins rear shock
    •  
    • Brakes
    • Front Two 320mm carbon discs two four-piston calipers (Brembo)
    • Rear Single stainless steel rear disc twin-piston caliper (Brembo)



    Repsol Honda Team
    Pilotos: Dani Pedrosa (26) e Marc Marquez (93)
    Dani Pedrosa
    Marc Marquez
    • Bike Info
    • Bike Honda RC213V
    • Engine 1000cc V4, liquid-cooled, pneumatic valves, 4 valve DOHC
    • Power Over 230 hp
    • Top Speed Over 350 km/h
    • Chassis Aluminium twin-tube
    •  
    • Suspension
    • Front Telescopic fork (Öhlins)
    • Rear Pro-link (Öhlins)
    •  
    • Brakes
    • Front Carbon fiber (Brembo)
    • Rear Yutaka steel disk (Brembo)