domingo, 29 de junho de 2014

TALENTO E DETERMINAÇÃO SE EVIDENCIAM EM PISTA MOLHADA

Broc Parkes - talento e determinação

Sempre que as corridas acontecem em pistas molhadas, pilotos habilidosos e estratégias com um certo grau de risco se sobressaem independente de o piloto ou equipe serem de ponta ou não.  Patrocínios dão condições de disputa, mas talento e determinação é algo natural, um dom divino e que pode até ser desenvolvido ao longo de uma vida e ou carreira.  Não quero dizer que pilotos de equipes maiores não possuem talento.  Na verdade, se eles estão onde estão, é justamente por que provaram, no decorrer de suas trajetórias, precoces ou não, que possuem grande talento, mesmo que, em vezes, existam doses de política, favorecimento e, claro, uma boa dose de sorte.  Com certeza podemos dizer que todos os pilotos, cada um deles, desta magnífica competição de motovelocidade, possuem bastante talento só mesmo pelo fato de alinharem no grid de largada.  Semelhantemente é o que acontece com as próprias equipes e fabricantes, que, ao longo de suas histórias, construíram um grande legado às custas de muita determinação por parte de seus integrantes e dirigentes.
Karel Abrahan - o "advogado" das pistas ganhando causas

Os pilotos, que são os representantes diretos de suas equipes, são os primeiros a evidenciarem e refletirem esse espírito de determinação, juntamente com os seus próprios talentos. Portanto,  nada melhor como o último GP, de Assem, na Holanda, para tomarmos como exemplo para este tópico.
Como já mencionei, todos os pilotos, só por estarem no grid, já merecem tremendo reconhecimento.  Mas gostaria de destacar alguns, famosos ou não, que neste GP se sobressaíram aos olhos dos espectadores, em pista molhada:
Broc Parkes - Campeão Autraliano de Superbike (Paul Bird Motorsport) - que largou do pit lane e chegou em 11º;
Karel Abraham - o "advogado" (Cardion AB Motoracing) - que resistiu por um bom tempo ao ataque de equipes principais;
Aleix Espargaro (NGM Forward Racing) - que resistiu, bravamente e por muito tempo, ao ataque feroz da melhor moto da competição;
Andrea Iannone (Pramac Racing) - que chegou na 6ª posição com uma moto inferior a muitas que ele deixou para trás;
Andrea Dovizioso (Ducati Team) - que com uma pilotagem "suavemente agressiva" na chuva, disputou a primeira posição com Marc Màrquez, destemidamente fazendo o que pode com sua moto inferior;
Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) - que, com nove campeonatos mundiais, na categoria principal desde a era das 500cc, dispensa comentários.  Largou do pit lane e ainda chegou em 5º lugar.  Vem fazendo uma ótima temporada mostrando que só precisa de uma moto a altura das honda para continuar vencendo.

Veja trechos do comentário do piloto Broc Parkes após a corrida:
Broc Parkes

"Que corrida maluca, eu caí na volta de aquecimento (ou volta de apresentação) quando alguém esbarrou no meu guidão no hairpin (curva tipo cotovelo) então voltei ao box para pegar minha moto reserva com pneus slicks e tive que começar do pit lane."
"No começo ainda estava chovendo e eu estava indo mesmo forçar porque estava realmente lento mas então a pista secou rápido e eu estava acelerando como louco com pneus slick nas curvas molhadas quando pude notar que estava alcançando qualquer um.  Realmente gostaria de agradecer toda a equipe pelo duro trabalho que deram." Acrescentou Parkes.
(obs: possíveis erros de digitação e edição têm sido corrigidos)










sábado, 28 de junho de 2014

MARC "RAPID" MARQUEZ VENCE A 8ª CONSECUTIVA E IGUALA RECORDE DO GIGANTE GIACOMO AGOSTINI


Marc Màrquez - se firmando como uma nova Lenda na MotoGP
GP da Holanda, Assen, sábado, 28 de junho de 2014

Màrquez comemora a oitava vitória consecutiva
Marc Màrquez continua invencível ao vencer em pista declarada wet (molhada) pela organização e iguala o recorde do maior Campeão do Mundo, Giacomo Agostini, em ganhar as oito primeiras corridas do calendário.

Corrida difícil que começou com atraso devido condições climáticas.  Os pilotos e as equipes, como aconteceu na tomada de tempo, na sexta-feira, ficaram duvidosos quanto à chuva, pois, apesar de a organização ter declarado a corrida como "molhada", havia indícios meteorológicos de que a pista poderia secar brevemente.  Mas, pelo que sim, pelo que não, os pilotos de ponta optaram por pneus de chuva, com suas equipes já com as segundas motos preparadas com slicks nos boxes para uma possível troca.

Rossi - apostando nos slicks antes do alinhamento
 Geralmente, quando a maioria toma uma decisão (é um tal de os pilotos olharem para os pneus dos outros), os  outros seguem.  Mas, ao contrário, Valentino Rossi apostou nos slicks, porém, log após a volta de apresentação, vendo que sua Yamaha M1 chicoteava muito, Vale foi para seu box e colocou pneus de chuva, como os demais, tendo que largar em último.

Ao apagar das luzes Marc Màrquez pulou na ponta, mas Andrea Dovizioso assumiu a primeira posiçao já antes da segunda revolução, havendo uma disputa entre eles, trocando de posições algumas vezes.  Os dois dispararam na ponta até que Màrquez se firmou no primeiro posto, mas com Dovizioso o seguindo de perto.

Todos esperam que Màrquez deve fazer uma corrida estratégica, pelas condiçoes da pista e pelo seu posicionamento na liderança isolada no campeonato.  Ele mesmo declara mais ou menos isso em suas entrevistas.  Mas, na hora do "bang", ele tem mesmo uma única estratégia, ou seja, colar a munheca, partir pra cima e querer ganhar todas.  Características dos campeões jovens.

Dovizioso - perfeito segundo lugar
Então, lá pela sétima volta, começou a dança das trocas de motocicletas nos boxes.  Como a troca de pneus, é uma decisão quase unânime entre pilotos e equipes.  Màrquez entra, dá uma olhadinha pra trás e vê que Dovizioso também o faz.  Incrível como Màrquez troca de aparelho, que desta vez nem tocou no chão.  Ele treina isso e, malandramente, já existe uma "marquinha", feita por ele mesmo, na frente dos boxes para tal tipo de salto.

O fantasma da chuva ainda estava rondando e, bem mais da metade da prova, as equipes até prepararam motos com pneus slicks para uma possível segunda troca.  Mas quem se arriscaria a entrar nos boxes a esta altura?  Ningém!

Pedrosa - na disputa com Espargaro
 Màrquez, que caiu no warm up, antes da corrida, quase leva um tombo poucas voltas após sair com a outra moto dos boxes, saiu da pista, controlou no talento, e, Dovizioso, que estava na cola desde tal troca, aproveitou e passou por ele, mas o menino prodígio o caçou novamente e se firmou absoluto, não economizou e chegou com mais de 6 segundos de vantagem assumindo uma posição divertida ao cruzar a linha de chegada, imitando o movimento de nado de peito (por causa da chuva) em cima da sua moto.

Andrea Dovizioso, com esta excelente segunda colocação teve a, talvez, melhor colocação a bordo da Ducati.  É a segunda vez que ele comparece ao pódio nesta temporada.

O homem da pole, Aleix Espargaro, permaneceu por um bom tempo na terceira posição, batalhando

Espargaro - mais uma vez o melhor das Open Class
heroicamente com Dani Pedrosa, que demorou quase a totalidade da corrida para lhe roubar de vez a terceira posição.  De qualquer forma, Espargaro fez uma excelente corrida com este resultado que foi o melhor da sua carreira na MotoGP.  Seu irmão, não teve a mesma sorte e saiu, depois de pilotar apenas oito voltas, para umas surfadas no asfalto, com pneus slick e depois com de chuva, tendo que abandonar.
Mesmo com a pista em tais condições, só mesmo Pol Espargaro que caiu.  Bradl e Parkes também cairam, mas antes de alinharem.

Rossi - empatado com Pedrosa na vice-liderança
Valentino Rossi, em mais uma corrida brilhante, de último para quinto colocado, deve ter pensado:  `ah se eu não trocasse de pneus no início...´, porque se ele não o fizesse, não precisaria ter trocado de moto na sétima volta, e poderia ter simplesmente chegado ao pódio.

Lorenzo - espera esse aguaceiro da temporada passar
 Mas deixa eu dizer uma coisa com firmeza:  Ok, o Vale é um quarentão, super veterano, mas se ele tivesse uma Yamaha-M1 a altura da Honda-RC213V, de fábrica, apostaria nas escuras que Màrquez não encontraria nenhuma moleza.  Jorge Lorenzo, com o mesmo aparelho de Rossi, tem chegado, em quase todas as corridas até agora, em posições inferiores à de seu companheiro, Vale.  E desta vez não foi diferente, quando Lorenzo chegou apenas na 13ª posição levando canseira da motos "Open Class", tendo dificuldade até para ultrapassar o "advogado" Karel Abrahan.  Corrida molhada tem dessas coisas, braços se sobressaindo.

 Broc Parkes - do pit lane à 11ª colocação
 Quando, recentemente, a Yamaha veio com um escapamento mais moderno da Akaprovic apenas para Lorenzo, Rossi teve muita razão em reclamar pelo que ele não teve esse "presente", pois ele, de longe, está na disputa do vice muito mais que o Jorge.  Mas creio que Lorenzo está precisando mesmo é de um acompanhamento psicológico, se já não o faz.  Ele tem talento de sobra, é um piloto excelente e é estranho como ele vem se posicionando nesta temporada.  Um dia isso deve passar.  Torcemos para isso.
A chuva não impediu o brilho do GP da Holanda

Andrea Iannone, Alvaro Bautista, Bradley Smith, Cal Crutchlow e Stefan Bradl, completaram os dez primeiros.

Quem também teve uma ótima atuação foi, o das antigas e ex superbiker, Broc Parkes (Paul Bird Motorsport), que, apesar de ter largado da linha dos boxes (pit lane) com a moto reserva com slicks, por ter caído, devido algum choque com outra moto na volta de aquecimento, chegou em 11º lugar.  Aliás o que, aparentemente, foi um erro, em começar com slicks, provou ser uma ótima estratégia. Brilhante.
(obs: possíveis erros de digitação e edição têm sido corrigidos)








Veja o resultado da corrida em Assem (motogp.com):

IVECO DAILY TT ASSEN
MotoGP Classificação da Corrida 2014 

Assen, Saturday, June 28, 2014
Pos.PontosNum.PilotoNaçãoEquipeMotoKm/hHora/Dif.
12593Marc MARQUEZSPARepsol Honda TeamHonda162.843'29.954
2204Andrea DOVIZIOSOITADucati TeamDucati162.4+6.714
31626Dani PEDROSASPARepsol Honda TeamHonda162.2+10.791
41341Aleix ESPARGAROSPANGM Forward RacingForward Yamaha161.6+19.199
51146Valentino ROSSIITAMovistar Yamaha MotoGPYamaha161.2+25.813
61029Andrea IANNONEITAPramac RacingDucati161.0+29.003
7919Alvaro BAUTISTASPAGO&FUN Honda GresiniHonda160.9+30.882
8838Bradley SMITHGBRMonster Yamaha Tech 3Yamaha160.9+30.985
9735Cal CRUTCHLOWGBRDucati TeamDucati160.1+44.031
1066Stefan BRADLGERLCR Honda MotoGPHonda159.9+48.662
11523Broc PARKESAUSPaul Bird MotorsportPBM159.7+51.863
12445Scott REDDINGGBRGO&FUN Honda GresiniHonda159.2+1'00.329
13399Jorge LORENZOSPAMovistar Yamaha MotoGPYamaha158.9+1'04.641
14217Karel ABRAHAMCZECardion AB MotoracingHonda158.8+1'05.980
1519Danilo PETRUCCIITAOcto IodaRacing TeamART158.1+1'17.611
167Hiroshi AOYAMAJPNDrive M7 AsparHonda158.0+1'19.753
1769Nicky HAYDENUSADrive M7 AsparHonda157.5+1'27.630
188Hector BARBERASPAAvintia RacingAvintia157.5+1'28.142
1968Yonny HERNANDEZCOLEnergy T.I. Pramac RacingDucati155.91 Volta
2063Mike DI MEGLIOFRAAvintia RacingAvintia154.91 Volta
2170Michael LAVERTYGBRPaul Bird MotorsportPBM151.91 Volta
225Colin EDWARDSUSANGM Forward RacingForward Yamaha143.83 Voltas
Não Classificado
44Pol ESPARGAROSPAMonster Yamaha Tech 3Yamaha147.08 Voltas

Condições Climatéricas:

  |   Condições da Pista: Wet|   Ar: 19º| Humidade: 69%|   Solo: 25º

Recordes:

Volta da Pole:Aleix ESPARGARO1'38.789165.5 Km/h
Volta Mais Rápida:Lap: 19Marc MARQUEZ1'34.575172.8 Km/h
Recorde do Circuito:2012Dani PEDROSA1'34.548172.9 Km/h
Melhor Volta:2014Marc MARQUEZ1'33.462174.9 Km/h
 Como fica o campeonato após esta 8ª etapa: (motogp.com):

MotoGP World Standing 2014PDF

Pos.PilotoMotoNaçãoPontos
1Marc MARQUEZHondaSPA200
2Valentino ROSSIYamahaITA128
3Dani PEDROSAHondaSPA128
4Andrea DOVIZIOSODucatiITA91
5Jorge LORENZOYamahaSPA81
6Aleix ESPARGAROForward YamahaSPA67
7Pol ESPARGAROYamahaSPA58
8Stefan BRADLHondaGER56
9Andrea IANNONEDucatiITA51
10Bradley SMITHYamahaGBR48
11Alvaro BAUTISTAHondaSPA43
12Scott REDDINGHondaGBR28
13Nicky HAYDENHondaUSA27
14Yonny HERNANDEZDucatiCOL27
15Hiroshi AOYAMAHondaJPN24
16Cal CRUTCHLOWDucatiGBR22
17Karel ABRAHAMHondaCZE15
18Colin EDWARDSForward YamahaUSA8
19Michele PIRRODucatiITA7
20Broc PARKESPBMAUS6
21Danilo PETRUCCIARTITA3
22Hector BARBERAAvintiaSPA2

É isso aí meus caros leitores, nos encontramos, se Deus quiser, daqui a duas semanas, no GP da Alemanha no circuito de Sachsenring.

Muito obrigado por curtirem Super2wheels e grande abraço!