Leslie Graham - o primeiro Campeão Mundial |
Um resumo do Campeonato Mundial
de Motovelocidade – atual MotoGP™
O Campeonato do Mundial foi criado pela FIM
(Fédération Internationale de Motocyclisme) e está agora na 66ª edição – é o
campeonato de esportes a motor mais antigo do mundo.
Leslie Graham |
As corridas foram disputadas pela primeira vez na
Ilha de Man –TT (Isle of Man - Tourist Troph) como evento extra campeonato em
1907, e na segunda-feira 13 de Junho de 1949 aconteceu a primeira corrida valendo para o
Campeonato Mundial, uma prova com motos de 350cc, tendo como vencedor o
britânico Freddie Frith pilotando uma
Velocette. As outras categorias
incluídas no primeiro TT em 1949 foram as das classes de 250cc e 500cc,
categorias que agora evoluíram para os Campeonatos do Mundo de Moto2™ e MotoGP™,
respectivamente.
Freddie Frith - 1ª vitória valendo para o Campeonato Mundial |
O primeiro Campeão Mundial das 500cc foi o
britânico Leslie Graham pilotando
uma AJS.
Os fabricantes britânicos, como a AJS e a Norton, dominaram
os primeiros campeonatos mundiais, porém, os fabricantes italianos Mondial, Moto
Guzzi, Gilera e MV Agusta entraram com tudo e começam a dominar durante a
década de 50, refletindo a força da indústria das duas rodas do país nessa
época. A MV Agusta atuou de maneira avassaladora no final da década, conquistando
os títulos mundiais nas quatro categorias de 1958 a 1960, além de manter-se
também imbatível na categoria de 500cc durante 17 anos, de 1958 a 1974.
O piloto mais bem sucedido durante os anos de 1949
a 1976, quando o TT ainda fazia parte do calendário do Campeonato do Mundo, foi
Mike Hailwood, que somou 12 vitórias
no TT, inclusive brilhando nas modalidades 125cc, 250cc e 500cc em 1961,
tornando-se no primeiro piloto a vencer em três categorias distintas no mesmo
Campeonato do Mundial.
Mike Hailwood - o primeiro a vencer em três categorias |
Os fabricantes de motocicletas japoneses, como os
conhecidos atuais construtores Honda e Yamaha, começaram a crescer durante a década de 60, chegando para conquistar
as primeiras vitórias no Campeonato do Mundial nas categorias de 125cc e 250cc,
se estabelecendo solidamente no mundo dos Grandes Prêmios. A Suzuki foi a que
mais obteve sucesso na nova classe de 50cc, introduzida em 1962.
O fim dos anos 60 marcou o surgimento do lendário
da MotoGP™ Giacomo Agostini, o
piloto com o maior número de campeonatos mundiais na história do Campeonato do
Mundo. Antes, naquela época, os pilotos
competiam, normalmente, em mais de uma até três categorias simultaneamente e
Agostini conquistou dez dos seus quinze títulos em cinco anos seguidos e Campeão
nas 350cc e 500cc no mesmo
campeonato. Seu domínio teve início em
1968, pilotando para MV Agusta. Sua última conquista foi o campeonato de 1975,
pilotando uma Yamaha.
Giacomo Agostini - o maior recordista |
Spencer-1º Campeão das 500cc 2 tempos |
Wayne Rainey |
Kevin Schwantz |
Randy Mamola - o "acrobata" |
Mick Doohan - o lendário herói da Honda |
O arrojado Alexandre Barros |
Valentino Rossi - o multicampeão mundial |
Casey Stoner - 1º Campeão das 800cc |
Em 2009, em regra, a Bridgestone passou a ser a
fornecedora única exclusiva de pneus da MotoGP™. Rossi, mais uma vez, conquistou o título mundial
e no próximo ano perdeu a disputa para o seu companheiro de equipe, o espanhol,
da ilha de Malorca, Jorge Lorenzo,
ficando Rossi apenas por um título para igualar
o recorde de todos os tempos, de seu compatriota Giacomo Agostini, de oito
títulos na categoria máxima do motociclismo mundial.
Novas modernizações aconteceram nos últimos anos
dos GP´s com as categorias 250cc e 125cc sendo substituídas pelas Moto2™ (600cc
4 tempos) e Moto3™ (250cc 4 tempos monocilíndrico), respectivamente.
Em 2012 houve mais uma mudança, com a categoria
principal passando para 1000cc, com Jorge Lorenzo, pilotando sua Yamaha de
fábrica, inaugurando o campeonato desta nova era.
Seu segundo título mundial foi muito disputado com o ótimo piloto
espanhol Dani Pedrosa,
que embora obteve mais vitórias que Lorenzo, perdeu por falta de regularidade.
Marc Màrquez - atual campeão quebrando recordes históricos |
Em 2013, um jovem piloto bastante promissor chega na categoria rainha, o espanhol Marc Màrquez, da Repsol Honda Team, que vence o campeonato logo na sua temporada de estreia, batendo vários recordes, incluindo o de ser o mais jovem Campeão do Mundo de todos os tempos da categoria rainha. Considerado o maior vencedor dos tempos modernos. Chamam “a era Màrquez”. Vários recordes de lendários pilotos estão sendo superados por este jovem, que atualmente, na metade da sua segunda temporada, de 2014, já
Veja a seguir vídeo comemorativo dos 65 anos das coridas de Grande Prrêmio (disponível apenas no You tube):
Veja tabela abaixo com os campeões de todos os tempos (superspeedway.com.br):
História da Moto Velocidade - Os campeões das temporadas
de 2012 em diante
|
|||
Ano
|
MotoGP
|
Moto2
|
Moto3
|
2013
|
Marc Marquez (Honda)
|
Pol Esrpargaró (Kalex)
|
Maverick Vinhales (KTM)
|
2012
|
Jorge Lorenzo (Yamaha)
|
Marc Marquez (Suter)
|
Sandro Cortese (KTM)
|
A partir de 2012 a Motovelocidade passou a ter as
categorias de Moto3, Moto2 e MotoGP. Nesse ano a categoria da 125cc foi
substituída pela Moto3, de ainda maior cilindrada.
História da Moto Velocidade - Os campeões das
temporadas de 2010 à 2011
|
|||
Ano
|
MotoGP
|
Moto2
|
Motovelocidade 125cc
|
2011
|
Casey Stoner (Honda)
|
Stefan Bradl (Kalex)
|
Marc Marquez (Derbi)
|
2010
|
Jorge Lorenzo (Yamaha)
|
Toni Elias (Moriwaki)
|
Nicolas Terol (Aprilia)
|
A partir de 2010 a Motovelocidade passou a ter as
categorias de 125cc, Moto2 e MotoGP. Nesse ano a categoria 250cc foi
substituída pela Moto2, de ainda maior cilindrada (600cc).
História da Moto Velocidade - Os campeões das
temporadas de 1990 à 2009
|
|||
Ano
|
MotoGP / 500cc
|
Motovelocidade 250cc
|
Motovelocidade 125cc
|
2009
|
Valentino Rossi (Yamaha)
|
Hiroshi Aoyama (Honda)
|
Julian Simon (Aprilia)
|
2008
|
Valentino Rossi (Yamaha)
|
Marco Simoncelli (Gilera)
|
Mike di Meglio (Derbi)
|
2007
|
Casey Stoner (Ducati)
|
Jorge Lorenzo (Aprilia)
|
Gabor Talmacsi (Aprilia)
|
2006
|
Nicky Hayden (Honda)
|
Jorge Lorenzo (Aprilia)
|
Álvaro Bautista (Aprilia)
|
2005
|
Valentino Rossi (Yamaha)
|
Daniel Pedrosa (Honda)
|
Thomas Luthi (Honda)
|
2004
|
Valentino Rossi (Yamaha)
|
Daniel Pedrosa (Honda)
|
Andrea Dovizioso (Honda)
|
2003
|
Valentino Rossi (Honda)
|
Manuel Poggliali (Aprilia)
|
Daniel Pedrosa (Honda)
|
2002
|
Valentino Rossi (Honda)
|
Marco Melandri (Aprilia)
|
Arnaud Vincent (Aprilia)
|
2001
|
Valentino Rossi (Honda)
|
Daijiro Kato (Honda)
|
Manuel Poggliali (Gilera)
|
2000
|
Kenny Roberts (Suzuki)
|
Olivier Jacque (Yamaha)
|
Roberto Locatelli (Aprilia)
|
1999
|
Alex Criville (Honda)
|
Valentino Rossi (Aprilia)
|
Emilio Alzamora (Honda)
|
1998
|
Mick Dooham (Honda)
|
Loris Capirossi (Aprilia)
|
Kasuto Sakata (Honda)
|
1997
|
Mick Dooham (Honda)
|
Max Biaggi (Honda)
|
Valentino Rossi (Aprilia)
|
1996
|
Mick Dooham (Honda)
|
Max Biaggi (Aprilia)
|
Haruchika Aoki (Honda)
|
1995
|
Mick Dooham (Honda)
|
Max Biaggi (Aprilia)
|
Haruchika Aoki (Honda)
|
1994
|
Mick Dooham (Honda)
|
Max Biaggi (Aprilia)
|
Kasuto Sakata (Aprilia)
|
1993
|
Kevin Schwantz (Suzuki)
|
Tetsuya Harada (Yamaha)
|
Dirk Raudies (Honda)
|
1992
|
Wayne Rainey (Yamaha)
|
Luca Caladora (Honda)
|
Alessandro Gramigni (Aprilia)
|
1991
|
Wayne Rainey (Yamaha)
|
Luca Caladora (Honda)
|
Loris Capirossi (Honda)
|
1990
|
Wayne Rainey (Yamaha)
|
John Kocinski (Yamaha)
|
Loris Capirossi (Honda)
|
A partir de 1990 a Motovelocidade passou a ter as
categorias de 125cc, 250cc e 500cc. Essas categorias se mantiveram até 2001,
quando a categoria 500cc foi substituída pela MotoGP, de ainda maior cilindrada
(990cc), que durou até a temporada 2006, quando a cilindrada da MotoGP foi
reduzida para 800cc.
História da Moto Velocidade - Os campeões das temporadas
de 1984 à 1989
|
||||
Ano
|
500cc
|
250cc
|
125cc
|
80cc
|
1989
|
Eddie Lawson (Honda)
|
Sito Pons (Honda)
|
Alex Criville (Cobas)
|
Manuel Herreros (Derbi)
|
1988
|
Eddie Lawson (Yamaha)
|
Sito Pons (Honda)
|
Jorge Martinez (Derbi)
|
Jorge Martinez (Derbi)
|
1987
|
Wayne Gardner (Honda)
|
Anton Mang (Honda)
|
Fausto Gresini (Garelli)
|
Jorge Martinez (Derbi)
|
1986
|
Eddie Lawson (Yamaha)
|
Carlos Lavado (Yamaha)
|
Luca Cadalora (Garelli)
|
Jorge Martinez (Derbi)
|
1985
|
Freddie Spencer (Honda)
|
Freddie Spencer (Honda)
|
Fausto Gresini (Garelli)
|
Stefan Dorflinger (Krauser)
|
1984
|
Eddie Lawson (Yamaha)
|
Christian Sarron (Yamaha)
|
Angel Nieto (Garelli)
|
Stefan Dorflinger (Zundapp)
|
História da Moto Velocidade - Os campeões das
temporadas de 1949 à 1983
|
|||||
Ano
|
500cc
|
350cc
|
250cc
|
125cc
|
50cc
|
1983
|
Freddie Spencer (Honda)
|
-*-*-*-
|
Carlos Lavado (Yamaha)
|
Angel Nieto (Garelli)
|
Stefan Dorflinger (Krauser)
|
1982
|
Franco Uncini (Suzuki)
|
Anton Mang (Kawasaki)
|
Jean Tournadre (Yamaha)
|
Angel Nieto (Garelli)
|
Stefan Dorflinger (Kreidler)
|
1981
|
Marco Lucchinelli (Suzuki)
|
Anton Mang (Kawasaki)
|
Anton Mang (Kawasaki)
|
Angel Nieto (Minarelli)
|
Ricardo Tormo (Bultaco)
|
1980
|
Kenny Roberts (Yamaha)
|
Jonnie Ekerold (Bimota)
|
Anton Mang (Kawasaki)
|
Pierpaolo Bianchi (MBA)
|
Eugenio Lazzarini (Kreidler)
|
1979
|
Kenny Roberts (Yamaha)
|
Kork Ballington (Kawasaki)
|
Kork Ballington (Kawasaki)
|
Angel Nieto (Minarelli)
|
Eugenio Lazzarini (Kreidler)
|
1978
|
Kenny Roberts (Yamaha)
|
Kork Ballington (Kawasaki)
|
Kork Ballington (Kawasaki)
|
Eugenio Lazzarini (MBA)
|
Ricardo Tormo (Bultaco)
|
1977
|
Barry Sheene (Suzuki)
|
Takazumi Katayama (Yamaha)
|
Mario Lega (Morbidelli)
|
Pierpaolo Bianchi (Morbidelli)
|
Angel Nieto (Bultaco)
|
1976
|
Barry Sheene (Suzuki)
|
Walter Villa (Harley)
|
Walter Villa (Harley)
|
Pierpaolo Bianchi (Morbidelli)
|
Angel Nieto (Bultaco)
|
1975
|
Giacomo Agostini (Yamaha)
|
Johnny Cecotto (Yamaha)
|
Walter Villa (Harley)
|
Paolo Pileri (Morbidelli)
|
Angel Nieto (Kreidler)
|
1974
|
Phil Read (Agusta)
|
Giacomo Agostini (Yamaha)
|
Walter Villa (Harley)
|
Kent Andersson (Yamaha)
|
Van Kessel (Kreidler)
|
1973
|
Phil Read (Agusta)
|
Giacomo Agostini (Agusta)
|
Dieter Braun (Yamaha)
|
Kent Andersson (Yamaha)
|
Jan de Vries (Kreidler)
|
1972
|
Giacomo Agostini (Agusta)
|
Giacomo Agostini (Agusta)
|
Jarno Saarinen (Yamaha)
|
Angel Nieto (Derbi)
|
Angel Nieto (Derbi)
|
1971
|
Giacomo Agostini (Agusta)
|
Giacomo Agostini (Agusta)
|
Phil Read (Yamaha)
|
Angel Nieto (Derbi)
|
Jan de Vries (Kreidler)
|
1970
|
Giacomo Agostini (Agusta)
|
Giacomo Agostini (Agusta)
|
Rodney Gould (Yamaha)
|
Dieter Braun (Suzuki)
|
Angel Nieto (Derbi)
|
1969
|
Giacomo Agostini (Agusta)
|
Giacomo Agostini (Agusta)
|
Kel Carruthers (Benelli)
|
Dave Simmonds (Kawasaki)
|
Angel Nieto (Derbi)
|
1968
|
Giacomo Agostini (Agusta)
|
Giacomo Agostini (Agusta)
|
Phil Read (Yamaha)
|
Phil Read (Yamaha)
|
Hans Anscheidt (Suzuki)
|
1967
|
Giacomo Agostini (Agusta)
|
Mike Hailwood (Honda)
|
Mike Hailwood (Honda)
|
Bill Ivy (Yamaha)
|
Hans Anscheidt (Suzuki)
|
1966
|
Giacomo Agostini (Agusta)
|
Mike Hailwood (Honda)
|
Mike Hailwood (Honda)
|
Luigi Taveri (Honda)
|
Hans Anscheidt (Suzuki)
|
1965
|
Mike Hailwood (Agusta)
|
Jim Redman (Honda)
|
Phil Read (Yamaha)
|
Hugh Anderson (Suzuki)
|
Ralph Bryans (Honda)
|
1964
|
Mike Hailwood (Agusta)
|
Jim Redman (Honda)
|
Phil Read (Yamaha)
|
Luigi Taveri (Honda)
|
Hugh Anderson (Suzuki)
|
1963
|
Mike Hailwood (Agusta)
|
Jim Redman (Honda)
|
Jim Redman (Honda)
|
Hugh Anderson (Suzuki)
|
Hugh Anderson (Suzuki)
|
1962
|
Mike Hailwood (Agusta)
|
Jim Redman (Honda)
|
Jim Redman (Honda)
|
Luigi Taveri (Honda)
|
Ernst Degner (Suzuki)
|
1961
|
Gary Hocking (Agusta)
|
Gary Hocking (Agusta)
|
Mike Hailwood (Honda)
|
Tom Phillis (Honda)
|
-*-*-*-
|
1960
|
John Surtees (Agusta)
|
John Surtees (Agusta)
|
Carlo Ubbiali (Agusta)
|
Carlo Ubbiali (Agusta)
|
-*-*-*-
|
1959
|
John Surtees (Agusta)
|
John Surtees (Agusta)
|
Carlo Ubbiali (Agusta)
|
Carlo Ubbiali (Agusta)
|
-*-*-*-
|
1958
|
John Surtees (Agusta)
|
John Surtees (Agusta)
|
Tarquinio Provini (Agusta)
|
Carlo Ubbiali (Agusta)
|
-*-*-*-
|
1957
|
Libero Liberati (Gilera)
|
Keith Campbell (Guzzi)
|
Cecyl Sandford (Mondial)
|
Tarquinio Provini (Mondial)
|
-*-*-*-
|
1956
|
John Surtees (Agusta)
|
Bill Lomas (Guzzi)
|
Carlo Ubbiali (Agusta)
|
Carlo Ubbiali (Agusta)
|
-*-*-*-
|
1955
|
Geoff Duke (Gilera)
|
Bill Lomas (Guzzi)
|
Hermann Muller (NSU)
|
Carlo Ubbiali (Agusta)
|
-*-*-*-
|
1954
|
Geoff Duke (Gilera)
|
Fergus Anderson (Guzzi)
|
Werner Haas (NSU)
|
Rupert Hollaus (NSU)
|
-*-*-*-
|
1953
|
Geoff Duke (Gilera)
|
Fergus Anderson (Guzzi)
|
Werner Haas (NSU)
|
Werner Haas (NSU)
|
-*-*-*-
|
1952
|
Umberto Masetti (Gilera)
|
Geoff Duke (Norton)
|
Enrico Lorenzetti (Guzzi)
|
Cecyl Sandford (Agusta)
|
-*-*-*-
|
1951
|
Geoff Duke (Norton)
|
Geoff Duke (Norton)
|
Bruno Ruffo (Guzzi)
|
Carlo Ubbiali (Mondial)
|
-*-*-*-
|
1950
|
Umberto Masetti (Gilera)
|
Bob Foster (Velocette)
|
Dario Ambrosini (Benelli)
|
Bruno Ruffo (Mondial)
|
-*-*-*-
|
1949
|
Leslie Graham (AJS)
|
Freddie Frith (Velocette)
|
Bruno Ruffo (Guzzi)
|
Nello Pagani (Mondial)
|
-*-*-*-
|
Confira o vídeo: http://www.motogp.com/en/videos/2014/Celebrating+65+years+of+Grand+Prix+racing
History of Road Racing