terça-feira, 24 de junho de 2014

65 ANOS DE HISTÓRIA DO CAMPEONATO MUNDIAL DE MOTOVELOCIDADE - MOTOGP


Leslie Graham - o primeiro Campeão Mundial


Um resumo do Campeonato Mundial de Motovelocidade – atual MotoGP™

O Campeonato do Mundial foi criado pela FIM (Fédération Internationale de Motocyclisme) e está agora na 66ª edição – é o campeonato de esportes a motor mais antigo do mundo.

Leslie Graham
As corridas foram disputadas pela primeira vez na Ilha de Man –TT (Isle of Man - Tourist Troph) como evento extra campeonato em 1907, e na segunda-feira 13 de Junho de 1949  aconteceu a primeira corrida valendo para o Campeonato Mundial, uma prova com motos de 350cc, tendo como vencedor o britânico Freddie Frith pilotando uma Velocette.  As outras categorias incluídas no primeiro TT em 1949 foram as das classes de 250cc e 500cc, categorias que agora evoluíram para os Campeonatos do Mundo de Moto2™ e MotoGP™, respectivamente.
Freddie Frith - 1ª vitória valendo para o Campeonato Mundial

O primeiro Campeão Mundial das 500cc foi o britânico Leslie Graham pilotando uma AJS.

Os fabricantes britânicos, como a AJS e a Norton, dominaram os primeiros campeonatos mundiais, porém, os fabricantes italianos Mondial, Moto Guzzi, Gilera e MV Agusta entraram com tudo e começam a dominar durante a década de 50, refletindo a força da indústria das duas rodas do país nessa época. A MV Agusta atuou de maneira avassaladora no final da década, conquistando os títulos mundiais nas quatro categorias de 1958 a 1960, além de manter-se também imbatível na categoria de 500cc durante 17 anos, de 1958 a 1974.

O piloto mais bem sucedido durante os anos de 1949 a 1976, quando o TT ainda fazia parte do calendário do Campeonato do Mundo, foi Mike Hailwood, que somou 12 vitórias no TT, inclusive brilhando nas modalidades 125cc, 250cc e 500cc em 1961, tornando-se no primeiro piloto a vencer em três categorias distintas no mesmo Campeonato do Mundial.
Mike Hailwood - o primeiro a vencer em três categorias

Os fabricantes de motocicletas japoneses, como os conhecidos atuais construtores Honda e Yamaha, começaram a crescer  durante a década de 60, chegando para conquistar as primeiras vitórias no Campeonato do Mundial nas categorias de 125cc e 250cc, se estabelecendo solidamente no mundo dos Grandes Prêmios. A Suzuki foi a que mais obteve sucesso na nova classe de 50cc, introduzida em 1962.

O fim dos anos 60 marcou o surgimento do lendário da MotoGP™ Giacomo Agostini, o piloto com o maior número de campeonatos mundiais na história do Campeonato do Mundo.  Antes, naquela época, os pilotos competiam, normalmente, em mais de uma até três categorias simultaneamente e Agostini conquistou dez dos seus quinze títulos em cinco anos seguidos e Campeão nas 350cc e 500cc  no mesmo campeonato.  Seu domínio teve início em 1968, pilotando para MV Agusta.  Sua  última conquista foi o campeonato de 1975, pilotando uma Yamaha.
Giacomo Agostini - o maior recordista

Spencer-1º Campeão das 500cc 2 tempos
A Honda ficou fora das corridas por quase 12 anos, porém, retornou ao Campeonato Mundial no final dos anos 70, no ano de 1983, com a substituição de seus motores de 4 tempos pelos  V3 500 de 2 tempos, equipando a conhecida moto NS500, a máquina com que Freddie Spencer conquistou o Mundial de 500cc.  Esta época marcou o fim dos 34 anos de competição da categoria 350cc e o Campeonato Mundial passou a ser composto por quatro categorias, sendo elas:  50cc, 125cc, 250cc e 500cc.  As 50cc foram trocadas pelas 80cc no ano de 1984 mas que perdurou apenas por seis temporadas.

Wayne Rainey
Kevin Schwantz
As décadas de 80 e 90 foram marcadas por memoráveis corridas na categoria principal, com disputas acirradas entre Honda, Suzuki e Yamaha e protagonizadas pelos renomados pilotos americanos Eddie Lawson, Randy Mamola, Freddie Spencer, Wayne Rainey e Kevin Schwantz
Eddie Lawson

Randy Mamola - o "acrobata"
O legendário da MotoGP™ e herói da Honda, o australiano Mick Doohan, dominou totalmente as 500cc pelo final da década de 90, conquistando cinco campeonatos consecutivos.  O australiano, infelizmente, por conta de várias lesões, teve que se retirar prematuramente das competições em 1999, mas até os dias de hoje contribui para o esporte de duas rodas de maneira geral.  Além de excelente piloto é também uma ótima pessoa.

Mick Doohan - o lendário herói da Honda
O arrojado Alexandre Barros
Em concordância com as tendências tecnológicas de produção da engenharia moderna, a categoria principal sofreu alterações no final de 2001, passando de 500cc - 2 tempos para 990cc - 4 tempos tempos.  O último campeão da era 500cc foi um brilhante e jovem piloto chamado Valentino Rossi a bordo de uma Honda.  Vale, como é chamado pelos fãs, já havia sido sagrado Campeão Mundial das 125cc em 1997 e das quarto de litro em 1999 pilotando uma Aprilia.  Em 2002, após esta mudança para 990cc, o Campeonato Mundial de motociclismo passou a se chamado oficialmente de MotoGP™ e Valentino Rossi continuou  na sua trajetória vencedora, conquistando quatro títulos consecutivos na renovada categoria rainha, sendo dois com a Honda e dois com a Yamaha.

Valentino Rossi - o multicampeão mundial

Casey Stoner - 1º Campeão das 800cc
Novas regras foram implementadas no início de 2007.  O número de pneus usados durante o fim de semana foi reduzido e a cilindrada do motor passou de 990cc para 800cc, no intuito de nivelar a competição na categoria rainha, com o australiano Casey Stoner, pilotando para a fabricante italiana Ducati e com pneus Bridgestone, sendo o pioneiro a se destacar na nova era, sagrando-se Campeão do Mundo.  Neste período, outros pilotos extraordinários também se destacaram, como, por exemplo, o brasileiro Alexandre Barros, que, embora não conquistou um título mundial, talvez por força do destino,  protagonizou memoráveis corridas e disputas palmo a palmo com Valentino Rossi e Casey Stoner.  Valentino Rossi em 2008  vence mais um campeonato, sendo este seu sexto título na categoria principal, com folga para o então segundo no campeonato, Casey Stoner.
Jorge Lorenzo - o primeiro Campeão da era 1000cc

Em 2009, em regra, a Bridgestone passou a ser a fornecedora única exclusiva de pneus da MotoGP™.  Rossi, mais uma vez, conquistou o título mundial e no próximo ano perdeu a disputa para o seu companheiro de equipe, o espanhol, da ilha de Malorca, Jorge Lorenzo, ficando Rossi  apenas por um título para igualar o recorde de todos os tempos, de seu compatriota Giacomo Agostini, de oito títulos na categoria máxima do motociclismo mundial.
Dani Pedrosa - pouca sorte

Novas modernizações aconteceram nos últimos anos dos GP´s com as categorias 250cc e 125cc sendo substituídas pelas Moto2™ (600cc 4 tempos) e Moto3™ (250cc 4 tempos monocilíndrico), respectivamente.

Em 2012 houve mais uma mudança, com a categoria principal passando para 1000cc, com Jorge Lorenzo, pilotando sua Yamaha de fábrica, inaugurando o campeonato desta nova era.  Seu segundo título mundial foi muito disputado com o ótimo piloto espanhol Dani Pedrosa,
que embora obteve mais vitórias que Lorenzo, perdeu por falta de regularidade.
Marc Màrquez - atual campeão quebrando recordes históricos

Em 2013, um jovem piloto bastante promissor chega na categoria rainha, o espanhol Marc Màrquez, da Repsol Honda Team, que vence o campeonato logo na sua temporada de estreia, batendo vários recordes, incluindo o de ser o mais jovem Campeão do Mundo de todos os tempos da categoria rainha.  Considerado o maior vencedor dos tempos modernos. Chamam “a era Màrquez”.  Vários recordes de lendários pilotos estão sendo superados por este jovem, que atualmente, na metade da sua segunda temporada, de 2014,  já

lidera com uma enorme margem de vantagem para o segundo no geral, nada menos que o multicampeão Valentino Rossi, que retornou à Yamaha em 2013, depois de ter passado dois anos amargos na Ducati e, apesar de ser veteraníssimo, ainda colhe bons frutos com o mesmo apetite de vencedor.  
 Veja a seguir vídeo comemorativo dos 65 anos das coridas de Grande Prrêmio (disponível apenas no You tube):


Veja tabela abaixo com os campeões de todos os tempos (superspeedway.com.br):
História da Moto Velocidade - Os campeões das temporadas de 2012 em diante
Ano
MotoGP
Moto2
Moto3
2013
Marc Marquez (Honda)
Pol Esrpargaró (Kalex)
Maverick Vinhales (KTM)
2012
Jorge Lorenzo (Yamaha)
Marc Marquez (Suter)
Sandro Cortese (KTM)
A partir de 2012 a Motovelocidade passou a ter as categorias de Moto3, Moto2 e MotoGP. Nesse ano a categoria da 125cc foi substituída pela Moto3, de ainda maior cilindrada.

História da Moto Velocidade - Os campeões das temporadas de 2010 à 2011
Ano
MotoGP
Moto2
Motovelocidade 125cc
2011
Casey Stoner (Honda)
Stefan Bradl (Kalex)
Marc Marquez (Derbi)
2010
Jorge Lorenzo (Yamaha)
Toni Elias (Moriwaki)
Nicolas Terol (Aprilia)
A partir de 2010 a Motovelocidade passou a ter as categorias de 125cc, Moto2 e MotoGP. Nesse ano a categoria 250cc foi substituída pela Moto2, de ainda maior cilindrada (600cc).

História da Moto Velocidade - Os campeões das temporadas de 1990 à 2009
Ano
MotoGP / 500cc
Motovelocidade 250cc
Motovelocidade 125cc
2009
Valentino Rossi (Yamaha)
Hiroshi Aoyama (Honda)
Julian Simon (Aprilia)
2008
Valentino Rossi (Yamaha)
Marco Simoncelli (Gilera)
Mike di Meglio (Derbi)
2007
Casey Stoner (Ducati)
Jorge Lorenzo (Aprilia)
Gabor Talmacsi (Aprilia)
2006
Nicky Hayden (Honda)
Jorge Lorenzo (Aprilia)
Álvaro Bautista (Aprilia)
2005
Valentino Rossi (Yamaha)
Daniel Pedrosa (Honda)
Thomas Luthi (Honda)
2004
Valentino Rossi (Yamaha)
Daniel Pedrosa (Honda)
Andrea Dovizioso (Honda)
2003
Valentino Rossi (Honda)
Manuel Poggliali (Aprilia)
Daniel Pedrosa (Honda)
2002
Valentino Rossi (Honda)
Marco Melandri (Aprilia)
Arnaud Vincent (Aprilia)
2001
Valentino Rossi (Honda)
Daijiro Kato (Honda)
Manuel Poggliali (Gilera)
2000
Kenny Roberts (Suzuki)
Olivier Jacque (Yamaha)
Roberto Locatelli (Aprilia)
1999
Alex Criville (Honda)
Valentino Rossi (Aprilia)
Emilio Alzamora (Honda)
1998
Mick Dooham (Honda)
Loris Capirossi (Aprilia)
Kasuto Sakata (Honda)
1997
Mick Dooham (Honda)
Max Biaggi (Honda)
Valentino Rossi (Aprilia)
1996
Mick Dooham (Honda)
Max Biaggi (Aprilia)
Haruchika Aoki (Honda)
1995
Mick Dooham (Honda)
Max Biaggi (Aprilia)
Haruchika Aoki (Honda)
1994
Mick Dooham (Honda)
Max Biaggi (Aprilia)
Kasuto Sakata (Aprilia)
1993
Kevin Schwantz (Suzuki)
Tetsuya Harada (Yamaha)
Dirk Raudies (Honda)
1992
Wayne Rainey (Yamaha)
Luca Caladora (Honda)
Alessandro Gramigni (Aprilia)
1991
Wayne Rainey (Yamaha)
Luca Caladora (Honda)
Loris Capirossi (Honda)
1990
Wayne Rainey (Yamaha)
John Kocinski (Yamaha)
Loris Capirossi (Honda)
A partir de 1990 a Motovelocidade passou a ter as categorias de 125cc, 250cc e 500cc. Essas categorias se mantiveram até 2001, quando a categoria 500cc foi substituída pela MotoGP, de ainda maior cilindrada (990cc), que durou até a temporada 2006, quando a cilindrada da MotoGP foi reduzida para 800cc.

História da Moto Velocidade - Os campeões das temporadas de 1984 à 1989
Ano
500cc
250cc
125cc
80cc
1989
Eddie Lawson (Honda)
Sito Pons (Honda)
Alex Criville (Cobas)
Manuel Herreros (Derbi)
1988
Eddie Lawson (Yamaha)
Sito Pons (Honda)
Jorge Martinez (Derbi)
Jorge Martinez (Derbi)
1987
Wayne Gardner (Honda)
Anton Mang (Honda)
Fausto Gresini (Garelli)
Jorge Martinez (Derbi)
1986
Eddie Lawson (Yamaha)
Carlos Lavado (Yamaha)
Luca Cadalora (Garelli)
Jorge Martinez (Derbi)
1985
Freddie Spencer (Honda)
Freddie Spencer (Honda)
Fausto Gresini (Garelli)
Stefan Dorflinger (Krauser)
1984
Eddie Lawson (Yamaha)
Christian Sarron (Yamaha)
Angel Nieto (Garelli)
Stefan Dorflinger (Zundapp)


História da Moto Velocidade - Os campeões das temporadas de 1949 à 1983

Ano
500cc
350cc
250cc
125cc
50cc
1983
Freddie Spencer (Honda)
-*-*-*-
Carlos Lavado (Yamaha)
Angel Nieto (Garelli)
Stefan Dorflinger (Krauser)
1982
Franco Uncini (Suzuki)
Anton Mang (Kawasaki)
Jean Tournadre (Yamaha)
Angel Nieto (Garelli)
Stefan Dorflinger (Kreidler)
1981
Marco Lucchinelli (Suzuki)
Anton Mang (Kawasaki)
Anton Mang (Kawasaki)
Angel Nieto (Minarelli)
Ricardo Tormo (Bultaco)
1980
Kenny Roberts (Yamaha)
Jonnie Ekerold (Bimota)
Anton Mang (Kawasaki)
Pierpaolo Bianchi (MBAhttp://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png)
Eugenio Lazzarini (Kreidler)
1979
Kenny Roberts (Yamaha)
Kork Ballington (Kawasaki)
Kork Ballington (Kawasaki)
Angel Nieto (Minarelli)
Eugenio Lazzarini (Kreidler)
1978
Kenny Roberts (Yamaha)
Kork Ballington (Kawasaki)
Kork Ballington (Kawasaki)
Eugenio Lazzarini (MBA)
Ricardo Tormo (Bultaco)
1977
Barry Sheene (Suzuki)
Takazumi Katayama (Yamaha)
Mario Lega (Morbidelli)
Pierpaolo Bianchi (Morbidelli)
Angel Nieto (Bultaco)
1976
Barry Sheene (Suzuki)
Walter Villa (Harley)
Walter Villa (Harley)
Pierpaolo Bianchi (Morbidelli)
Angel Nieto (Bultaco)
1975
Giacomo Agostini (Yamaha)
Johnny Cecotto (Yamaha)
Walter Villa (Harley)
Paolo Pileri (Morbidelli)
Angel Nieto (Kreidler)
1974
Phil Read (Agusta)
Giacomo Agostini (Yamaha)
Walter Villa (Harley)
Kent Andersson (Yamaha)
Van Kessel (Kreidler)
1973
Phil Read (Agusta)
Giacomo Agostini (Agusta)
Dieter Braun (Yamaha)
Kent Andersson (Yamaha)
Jan de Vries (Kreidler)
1972
Giacomo Agostini (Agusta)
Giacomo Agostini (Agusta)
Jarno Saarinen (Yamaha)
Angel Nieto (Derbi)
Angel Nieto (Derbi)
1971
Giacomo Agostini (Agusta)
Giacomo Agostini (Agusta)
Phil Read (Yamaha)
Angel Nieto (Derbi)
Jan de Vries (Kreidler)
1970
Giacomo Agostini (Agusta)
Giacomo Agostini (Agusta)
Rodney Gould (Yamaha)
Dieter Braun (Suzuki)
Angel Nieto (Derbi)
1969
Giacomo Agostini (Agusta)
Giacomo Agostini (Agusta)
Kel Carruthers (Benelli)
Dave Simmonds (Kawasaki)
Angel Nieto (Derbi)
1968
Giacomo Agostini (Agusta)
Giacomo Agostini (Agusta)
Phil Read (Yamaha)
Phil Read (Yamaha)
Hans Anscheidt (Suzuki)
1967
Giacomo Agostini (Agusta)
Mike Hailwood (Honda)
Mike Hailwood (Honda)
Bill Ivy (Yamaha)
Hans Anscheidt (Suzuki)
1966
Giacomo Agostini (Agusta)
Mike Hailwood (Honda)
Mike Hailwood (Honda)
Luigi Taveri (Honda)
Hans Anscheidt (Suzuki)
1965
Mike Hailwood (Agusta)
Jim Redman (Honda)
Phil Read (Yamaha)
Hugh Anderson (Suzuki)
Ralph Bryans (Honda)
1964
Mike Hailwood (Agusta)
Jim Redman (Honda)
Phil Read (Yamaha)
Luigi Taveri (Honda)
Hugh Anderson (Suzuki)
1963
Mike Hailwood (Agusta)
Jim Redman (Honda)
Jim Redman (Honda)
Hugh Anderson (Suzuki)
Hugh Anderson (Suzuki)
1962
Mike Hailwood (Agusta)
Jim Redman (Honda)
Jim Redman (Honda)
Luigi Taveri (Honda)
Ernst Degner (Suzuki)
1961
Gary Hocking (Agusta)
Gary Hocking (Agusta)
Mike Hailwood (Honda)
Tom Phillis (Honda)
-*-*-*-
1960
John Surtees (Agusta)
John Surtees (Agusta)
Carlo Ubbiali (Agusta)
Carlo Ubbiali (Agusta)
-*-*-*-
1959
John Surtees (Agusta)
John Surtees (Agusta)
Carlo Ubbiali (Agusta)
Carlo Ubbiali (Agusta)
-*-*-*-
1958
John Surtees (Agusta)
John Surtees (Agusta)
Tarquinio Provini (Agusta)
Carlo Ubbiali (Agusta)
-*-*-*-
1957
Libero Liberati (Gilera)
Keith Campbell (Guzzi)
Cecyl Sandford (Mondial)
Tarquinio Provini (Mondial)
-*-*-*-
1956
John Surtees (Agusta)
Bill Lomas (Guzzi)
Carlo Ubbiali (Agusta)
Carlo Ubbiali (Agusta)
-*-*-*-
1955
Geoff Duke (Gilera)
Bill Lomas (Guzzi)
Hermann Muller (NSU)
Carlo Ubbiali (Agusta)
-*-*-*-
1954
Geoff Duke (Gilera)
Fergus Anderson (Guzzi)
Werner Haas (NSU)
Rupert Hollaus (NSU)
-*-*-*-
1953
Geoff Duke (Gilera)
Fergus Anderson (Guzzi)
Werner Haas (NSU)
Werner Haas (NSU)
-*-*-*-
1952
Umberto Masetti (Gilera)
Geoff Duke (Norton)
Enrico Lorenzetti (Guzzi)
Cecyl Sandford (Agusta)
-*-*-*-
1951
Geoff Duke (Norton)
Geoff Duke (Norton)
Bruno Ruffo (Guzzi)
Carlo Ubbiali (Mondial)
-*-*-*-
1950
Umberto Masetti (Gilera)
Bob Foster (Velocette)
Dario Ambrosini (Benelli)
Bruno Ruffo (Mondial)
-*-*-*-
1949
Leslie Graham (AJS)
Freddie Frith (Velocette)
Bruno Ruffo (Guzzi)
Nello Pagani (Mondial)
-*-*-*-



Confira o vídeo: http://www.motogp.com/en/videos/2014/Celebrating+65+years+of+Grand+Prix+racing

History of Road Racing