domingo, 29 de junho de 2014

TALENTO E DETERMINAÇÃO SE EVIDENCIAM EM PISTA MOLHADA

Broc Parkes - talento e determinação

Sempre que as corridas acontecem em pistas molhadas, pilotos habilidosos e estratégias com um certo grau de risco se sobressaem independente de o piloto ou equipe serem de ponta ou não.  Patrocínios dão condições de disputa, mas talento e determinação é algo natural, um dom divino e que pode até ser desenvolvido ao longo de uma vida e ou carreira.  Não quero dizer que pilotos de equipes maiores não possuem talento.  Na verdade, se eles estão onde estão, é justamente por que provaram, no decorrer de suas trajetórias, precoces ou não, que possuem grande talento, mesmo que, em vezes, existam doses de política, favorecimento e, claro, uma boa dose de sorte.  Com certeza podemos dizer que todos os pilotos, cada um deles, desta magnífica competição de motovelocidade, possuem bastante talento só mesmo pelo fato de alinharem no grid de largada.  Semelhantemente é o que acontece com as próprias equipes e fabricantes, que, ao longo de suas histórias, construíram um grande legado às custas de muita determinação por parte de seus integrantes e dirigentes.
Karel Abrahan - o "advogado" das pistas ganhando causas

Os pilotos, que são os representantes diretos de suas equipes, são os primeiros a evidenciarem e refletirem esse espírito de determinação, juntamente com os seus próprios talentos. Portanto,  nada melhor como o último GP, de Assem, na Holanda, para tomarmos como exemplo para este tópico.
Como já mencionei, todos os pilotos, só por estarem no grid, já merecem tremendo reconhecimento.  Mas gostaria de destacar alguns, famosos ou não, que neste GP se sobressaíram aos olhos dos espectadores, em pista molhada:
Broc Parkes - Campeão Autraliano de Superbike (Paul Bird Motorsport) - que largou do pit lane e chegou em 11º;
Karel Abraham - o "advogado" (Cardion AB Motoracing) - que resistiu por um bom tempo ao ataque de equipes principais;
Aleix Espargaro (NGM Forward Racing) - que resistiu, bravamente e por muito tempo, ao ataque feroz da melhor moto da competição;
Andrea Iannone (Pramac Racing) - que chegou na 6ª posição com uma moto inferior a muitas que ele deixou para trás;
Andrea Dovizioso (Ducati Team) - que com uma pilotagem "suavemente agressiva" na chuva, disputou a primeira posição com Marc Màrquez, destemidamente fazendo o que pode com sua moto inferior;
Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) - que, com nove campeonatos mundiais, na categoria principal desde a era das 500cc, dispensa comentários.  Largou do pit lane e ainda chegou em 5º lugar.  Vem fazendo uma ótima temporada mostrando que só precisa de uma moto a altura das honda para continuar vencendo.

Veja trechos do comentário do piloto Broc Parkes após a corrida:
Broc Parkes

"Que corrida maluca, eu caí na volta de aquecimento (ou volta de apresentação) quando alguém esbarrou no meu guidão no hairpin (curva tipo cotovelo) então voltei ao box para pegar minha moto reserva com pneus slicks e tive que começar do pit lane."
"No começo ainda estava chovendo e eu estava indo mesmo forçar porque estava realmente lento mas então a pista secou rápido e eu estava acelerando como louco com pneus slick nas curvas molhadas quando pude notar que estava alcançando qualquer um.  Realmente gostaria de agradecer toda a equipe pelo duro trabalho que deram." Acrescentou Parkes.
(obs: possíveis erros de digitação e edição têm sido corrigidos)